Trabalho Aspectos em destaque e contribuições para a concepção de
avaliação educacional
VALLE, Lucia
Helena Barros
do.
Avaliação
institucional
emancipatória:
contribuição
de Jürgen
Habermas
Aborda a concepção de avaliação emancipatória desenvolvida por
Saul e a avaliação institucional da tese como características do
mesmo paradigma, dadas as características teórico-metodológicas
presentes em ambos. Aponta também, com base em Habermas,
que para se constituir em avaliação emancipatória, há a
necessidade de sinalizar as seguintes categorias: as categorias
sociais – linguagem e inter-subjetividade – e as categorias
precedentes dessas – sentido, significado, compreensão,
entendimento e comunicação. Aponta a necessidade de uma
descrição da realidade, a crítica dessa realidade e a criação
coletiva, em que são desenvolvidos os procedimentos referentes ao
processo de avaliação emancipatória, os quais não obedecem a
uma ordem rígida, uma vez que se interpenetram. Outro elemento
apontado é o papel do avaliador, que possui uma função de
cientista social.
PEÑA Maria
de Los Dolores
Jimenez.
Formação
continuada de
professores na
escola: o
desafio da
mudança, a
partir da
avaliação de
aprendizagem
A avaliação é concebida como instrumento dialético de diagnóstico
a serviço de uma pedagogia libertária. Nesse ínterim, essa nova
forma de entender o ensino introduziu o referencial da avaliação
diagnóstica, pois traz a concepção de que todo aluno é capaz de
aprender, desde que se respeite o ritmo de cada um para chegar ao
objetivo pretendido com o conteúdo selecionado. Nessa concepção,
o ato de avaliar implica, necessariamente, saber o que, para que e
com o quê se deve avaliar, o que pressupõe a tomada de
consciência da importância da reflexão sobre a organização do
trabalho docente, entendido como planejamento de ensino.
DIRSCHNAB
EL, Clarice.
Construindo a
rede de
projeto político
pedagógico:
fios traçados
da avaliação e
da
participação
Enfoca a dicotomia entre o que se pretendia e o que se fazia,
elemento que fomentou o desafio de estudar e conhecer os
fundamentos e a metodologia de avaliação da aprendizagem.
Nesse ínterim, a avaliação trazia elementos para uma reflexão e
análise sobre o envolvimento dos sujeitos da pesquisa e o
movimento histórico vivenciado. Enfoca que a avaliação passou a
ser o foco de atenção e de preocupação no repensar de toda a
estrutura curricular da escola, pois está ligada a todos os aspectos
da organização escolar, constituindo-se em um dos componentes
centrais, como instrumento fundamental no percurso de formação e
individualização da ação pedagógica. Aborda que, na tentativa de
esclarecer e construir os domínios que dariam significado aos fatos
apreciados e observados, buscou-se discutir e definir, dentro de
uma linguagem comum, os indicadores e critérios da avaliação. A
avaliação esteve presente durante todo o processo como um dos
mecanismos facilitadores no reconhecimento da realidade escolar,
buscando explicar e compreender criticamente as causas dos
problemas, as mudanças e alternativas.