Margarida, trazendo o título feminino aos quadrinhos Disney; em janeiro de 1987, os títulos
da Turma da Mônica, produzidos pela Editora Abril desde o lançamento, em maio de 1970,
passaram a ser publicados pela Editora Globo; Os trapalhões, em 1988, foi mais uma
publicação gerada na programação infantil da televisão que se transformou em revista; a
amiga comilona da Mônica, Magali, ganhou um título exclusivo em 1989, no mesmo ano em
que o personagem famoso dos livros de Ziraldo, O menino Maluquinho (Editora Abril, em
outubro 89), reforçou os quadrinhos infantis.
Na década seguinte, em junho de 1990, a Abril se associou à italiana Panini, criando a
Abril Panini, com o objetivo de ganhar força e competitividade na produção de álbuns e
figurinhas. Para as revistas infantis, a tendência permaneceu a mesma: excluindo os
quadrinhos, passaram a ocupar um papel coadjuvante no universo das crianças, restando aos
títulos trazer versões impressas dos sucessos da televisão como, em 1997, Castelo Ra-Tim-
Bum, da TV Cultura e Frajola e Piu-piu, dos desenhos animados de Lonney Tunes, também
da programação matutina da Globo. Em 1998, Bananas de Pijama, do SBT, também virou um
título de revista infantil. Além da programação da televisão, dois licenciamentos de marcas
conhecidas entre as crianças geraram revistas: Seninha e sua turma, da Editora Abril, em
março de 1994, ano da morte do piloto, e Barbie, em 1996. A tecnologia e a explosão do
consumo dos videogames também inspiraram revistas cujo público não era exclusivamente
infantil, pois todos usavam essa tecnologia como entretenimento. Os títulos lançados traziam
informações sobre as novas versões de consoles e jogos, bem como dicas para ser bem
sucedido nos jogos. Foram lançados : Ação Games (Editora Abril, em maio de 1991), Super
game power (94), Nintendo e Playstation (98). Esses títulos, atualmente, multiplicam-se na
mesma velocidade que as versões dos jogos e dos consoles
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. Grande parte desses títulos teve
vida curta por motivos diversos: ou por conta do programa homônimo da televisão e do
mundo dos videogames ter acabado e se tornado obsoleto, ou mesmo pelo mal que abala as
revistas de acordo com o ponto de vista de quem atua no mercado, “a falta de um plano
editorial detalhado e bem feito” (Scalzo, 2009). Esses pontos permeavam o contexto de
transformações que estava afetando todas as indústrias culturais e cujo enfrentamento era
complexo de se traduzir em estratégia claras de negócio. (Borelli, 2000).
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Acompanhando os títulos pelo Media Dados, podem-se verificar, a cada ano, lançamentos de novos
títulos, conforme os fabricantes de vídeo-games disponibilizavam uma nova versão. Existe, por
exemplo, desde 2007, a revista X-Box 360, console da Microsoft, lançado em 2006, que inspirou o
título mensal da Editora Europa. A mesma editora também tem os títulos Playstation, N Gamer Brasil
e Game Máster, todos de videogames.