Resumo
A pesquisa busca avaliar possíveis relações entre o projeto arquitetônico
e o restauro de bens culturais. Tendo em vista que esse leque de relações é
bastante amplo, procurou-se delimitar o estudo à atuação de dois arquitetos
contemporâneos que tenham optado pela aproximação dos critérios de projeto com
a análise das preexistências e a observação da cidade histórica. Dentro desse
universo foram escolhidos Aldo Rossi (1931-97) e Lina Bo Bardi (1915-92). Rossi,
com sua obra A arquitetura da cidade (1966), desperta interesse pelo
questionamento aos preceitos do movimento moderno e pela busca de estruturas
essenciais permanentes presentes nas cidades em seu devir histórico. Lina Bardi
chama atenção pela tentativa de superação da fratura histórica entre o “antigo” e o
“moderno” e pela ativação de um pertinente exercício crítico aplicado na intervenção
relacionada a preexistências de valor documental. O estudo procura explorar os
vínculos que os dois arquitetos estabelecem com os respectivos contextos de
formação e com a tradição crítica italiana de modo mais amplo. A investigação adota
uma abordagem histórica a partir de um recorte temporal que privilegia três
momentos específicos: traça inicialmente um panorama do século XIX e da origem
das teorias e práticas de conservação dos bens culturais; analisa, a seguir, a década
de 1930 como momento de tensão entre duas posturas antagônicas – a
conservação e a inovação – mediante a análise dos seguintes documentos: Carta de
Restauro de Atenas (1931) e Carta de Atenas – CIAM (1933); por fim, enfoca o
período do pós-guerra – com ênfase nos anos 1960 – como época de reconciliação
entre memória e invenção, tendo como pano de fundo o ambiente cultural italiano,
com atenção especial à revisão do movimento moderno no que se refere à relação
com a história, bem como às discussões ligadas aos temas da conservação dos
bens culturais e os desdobramentos desse debate na obra de Aldo Rossi e de Lina
Bardi. Entre os objetos de estudo do campo do patrimônio arquitetônico,
relacionados à produção de Lina Bardi, destacam-se: a Carta de Veneza (1964), as
noções do “restauro científico e “restauro crítico”, além da Teoria del Restauro de
Cesare Brandi (1963). O enfoque dos debate recentes sobre a ampliação da noção
de patrimônio e suas implicações na cidade contemporânea suscita
questionamentos quanto às abordagens centradas em aspectos econômicos e
turísticos que relegam a segundo plano as ações de cunho cultural.
Palavras-chave: memória, patrimônio arquitetônico e urbano, restauro e intervenção
arquitetônica.
Abstract
This study aims to evaluate possible relations between architectonic
design and cultural heritage restoration. In the light of the wide range of relations, this
study has been limited to the work of two contemporary architects who opted for
approaching design criteria to both pre-existence analysis and historical city
observation. Within such universe, Aldo Rossi (1931-97) and Lina Bo Bardi (1915-92)
are the object of this study. Rossi, with his work The Architecture of the City (1966),
(‘L'architettura della Citta’) shows interest in both questioning the principles of
modern movement and searching for permanent essential structures in the cities
related to their historical future. Lina Bo Bardi stands out for her attempt to overcome
the historical fracture between the “old” and the “modern” as well as, the activation of
a pertinent critical exercise applied to the intervention related to the preexisting
documental values. This study tries to explore the bounds that both architects
establish with their respective upbringing contexts and with the Italian critical
traditions in a broader manner. The investigation adopts a historical approach from a
time period which privileges three specific moments: first delineates a panorama of
19
th
century and the origin of theories and practices of cultural heritage preservation;
then, it examines the 1930’s as a moment of tension between the two opposite
approaches – preservation and innovation – upon the following documents analysis:
Athens Charter (1931) and Charter of Athens – CIAM (1933); and finally, it focuses
the post-war period – with emphasis on the 1960’s – as a reconciliation time between
memory and invention, having as background the Italian cultural environment, with
special attention to the modern movement reviewing in addressing History as well as
to the discussions related to cultural heritage preservation and the unfolding of such
debate in the work of Aldo Rossi and Lina Bardi. Among the studied objects in the
field of architectonic heritage, related to the production of Lina Bardi, stands out: the
Venice Charter (1964), the notions in the “scientific restoration” and “critical
restoration”, in addition to the Teoria del Restauro by Cesare Brandi (1963). The
recent debates focus on the expansion in heritage notions and its implications in the
contemporaneous city trigger questionings on the approaches focused on
economical and tourism aspects which relegate to second plan the cultural character
efforts.
Key-words: memory, architectonic and urban heritage, restoration and architectonic
intervencion.