SUMÁRIO
LISTA DE ANEXOS.................................................................................................................vi
LISTA DE FIGURAS..............................................................................................................vii
LISTA DE QUADROS............................................................................................................viii
LISTA DE TABELAS................................................................................................................ix
RESUMO.................................................................................................................................x
ABSTRACT.............................................................................................................................xi
1 – INTRODUÇÃO................................................................................................................15
1.1 – OBJETIVOS........................................................................................................................22
2 – REVISÃO DE LITERATURA.............................................................................................23
2.1 - ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO..........................................................24
2.2 - ESPAÇOS DESTINADOS AOS IDOSOS NA VELHICE................................................................31
2.3.1 – Os programas de educação física como espaços para idosos...............................................37
2.3 – A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA VELHICE: CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES..............43
2.3.1 – Benefícios da atividade física na velhice.............................................................................44
2.3.2 –Avaliação do perfil antropométrico, de aptidão física e de atividades físicas em idosos...........48
2.3.3 - Adesão aos programas de educação física..........................................................................55
2.4 - AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE: REFLEXÕES E POSSÍVEIS
IMPLICAÇÕES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE IDOSOS........................................................................58
3 - MÉTODO ........................................................................................................................65
3.1 – CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO...........................................................................................65
3.2 - GRUPOS E SUJEITOS PARTICIPANTES..................................................................................66
3.3 – APRESENTAÇÃO DAS ETAPAS E INSTRUMENTOS..................................................................69
4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES.........................................................................................72
4.1 - PRIMEIRA ETAPA: O SURGIMENTO DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS NO MUNICÍPIO
DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON E AS CARACTERÍSTICAS REGIONAIS: GEOPOLÍTICA.................72
4.1.1 - Primeiro Momento – Pesquisa histórica descritiva ...............................................................73
4.1.2 - Segundo Momento – Entrevista semi-estruturada................................................................75
4.2 - SEGUNDA ETAPA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO..............................................................83
4.2.1 - Primeiro Momento - Análise Documental............................................................................84
4.2.2 - Segundo Momento - Entrevista semi-estruturada ...............................................................88
4.2.3 - Terceiro Momento – Observação .......................................................................................92
4.3 - TERCEIRA ETAPA - QUESTIONÁRIOS, DADOS ANTROPOMÉTRICOS E TESTES DE APTIDÃO
FÍSICA........................................................................................................................................98
4.3.1 - Unidade I: Questionários...................................................................................................98
4.3.2 - Unidade II: Dados Antropométricos .................................................................................112
4.3.3 – Unidade III: Testes de aptidão física................................................................................116
4.4 - QUARTA ETAPA: IDOSOS FREQUENTADORES......................................................................124
4.4.1 – A Educação Física nas décadas de 50 e 60.......................................................................129
4.4.2 - Histórico da atividade física durante a vida e a relação com o trabalho...............................133
4.4.3 - O significado da atividade física.......................................................................................143
4.4.4 - Identificação do que representa esta fase da vida.............................................................148
4.4.5 - Perspectivas sobre a atividade física nesta fase da vida.....................................................154
4.4.6 - Motivos para participação no Grupo de Convivência ..........................................................158
4.4.7 - As atividades físicas predominantes nos Grupos de Convivência.........................................162
4.4.8 - As atividades que o Grupo de Convivência oferece são suficientes? Como deveria ser?........163
4.4.9 - A influência ou não da descendência de alemães...............................................................169
4.5 - A AVALIAÇÃO DOS IDOSOS: IMPLICAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DE PROPOSTA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA.....................................................................................................................................170
5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................180
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................184
ANEXOS.............................................................................................................................207
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