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duvida de que aquilo que precede toda a alteridade seja eterno” (CUSA, 2003, p.15).
Alteridade, pois, é o mesmo que mutabilidade. Mas, tudo que precede naturalmente
a mutabilidade, é imutável, logo, eterno. A alteridade, porém, consta de um e outro
e, por isso, a alteridade, assim como o número, é posterior à unidade. A unidade,
portanto, é “por natureza, anterior à alteridade e, porque precede naturalmente, é
unidade eterna” (CUSA, 2003, p. 15).
Ademais toda a desigualdade se constitui do igual e do excedente. A
desigualdade, portanto, é por natureza, posterior à igualdade, o que se pode provar
pela resolução, pois, toda a desigualdade é resolvida para dentro da igualdade. Pois,
o igual é entre mais e menos. Se, portanto, tirar o que é mais, será igual. Se, porém,
for menos, faça-se descer, tirando do resto o que é mais, e se tornará igual e, em se
fazendo descer, chegue-se ao simples.
Assim, se torna patente que, toda a desigualdade, pela subtração é reduzida
à igualdade. Logo, “a igualdade naturalmente precede a desigualdade” (CUSA, 2003,
p. 15). Mas desigualdade e alteridade são por natureza simultâneas. Onde, pois, há
desigualdade, ali necessariamente há a alteridade, e vice-versa. Entre duas coisas,
pois, haverá ao menos alteridade. Elas constituem uma para a outra uma
duplicidade. Assim, se dará desigualdade. A alteridade, portanto, e a desigualdade,
por natureza, serão simultâneas, principalmente porque o binômio é a primeira
alteridade e a primeira desigualdade. Mas está provado que a igualdade precede,
por natureza, a desigualdade, e assim também a alteridade. Logo, a igualdade é
eterna.
Ademais, se forem duas as causas, das quais uma seja, por natureza,
anterior à outra, o efeito da anterior será, por natureza, anterior ao efeito da
posterior. Mas a unidade é conexão ou é causa da conexão. Daí, pois, algumas
coisas são ditas serem conexas, porque simultaneamente são unidas. O binário
também ou é divisão é causa da divisão, pois o binário é a primeira divisão. Se,
portanto, a unidade é causa da conexão, o binário, porém, o é da divisão, logo,
assim como a unidade é por natureza anterior ao binário, assim também a conexão
é, por natureza, anterior à divisão. Mas “a divisão e a alteridade são por natureza
simultâneas” (CUSA, 2003, p. 16). Por isso, também a conexão, assim como a
unidade, é eterna, por ser anterior à alteridade.
Provou-se, portanto: Porque a unidade é eterna, a igualdade é eterna,
semelhantemente também a conexão é eterna. Mas as coisas eternas não podem