Em seguida apresenta no tópico “O ensino da Biologia” a posição da Biologia,
os defeitos básicos do ensino de Biologia, as linhas mestras da “campanha
31
de
reforma”, iniciativas do Brasil para melhorar o ensino (p. 71). No item “Renovação do
ensino de Biologia através dos modernos currículos norte-americanos – BSCS”, Newton
fala de autores brasileiros que também defendiam e trabalhavam em benefício do
movimento renovador. Nesse sentido, o professor cita a participação de pesquisadores
brasileiros na reescrita dos projetos curriculares norte-americanos voltados à disciplina
escolar Biologia (BSCS) nas escolas secundárias dos Estados Unidos, após um ano de
experiência, e registra suas participações em reuniões e seminários internacionais.
Além disso, também narra fatos ocorridos quando da segunda conferência de
redação, após a aplicação dos projetos BSCS durante o ano letivo norte-americano de
1960-1961, da qual participaram Myriam Krasilchik, diretora do IBECC/SP e Oswaldo
Frota-Pessoa, da Universidade de São Paulo. Após tal revisão, as três versões dos BSCS
foram aplicadas no ano de 1961-1962. Em setembro de 1962, houve um seminário sobre
a Reforma do Ensino de Biologia. Myriam Krasilchik, Frota-Pessoa e Isaias Raw, foram
enviados a tal seminário a fim de observar com o propósito de preparar uma reunião
semelhante a ser realizada na América Latina. Esta foi realizada, sob o patrocínio da
Organização dos Estados Americanos (OEA), intitulada “Conferência Internacional de
Ensino de Biologia” (CIEB). Participaram também desta organização o Professor Saiz
Del Rio, chefe da Divisão de Assuntos Científicos da União Panamericana, além de
cinquenta membros da América Latina, dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Em seguida, comentando as “Características do BSCS”, Newton faz referência a
trabalhos de Frota-Pessoa, transcrevendo tais características presentes em um artigo
deste autor
32
. Em outro momento fala das “Etapas da Implantação dos Cursos
Renovados”
33
, também com base em publicação de Oswaldo Frota-Pessoa. O que
31
O uso da terminologia “campanha” sugere a identificação que o autor faz do Movimento de Renovação
do Ensino de Ciências com inúmeros programas, campanhas, movimentos, alguns de âmbito nacional,
outros, regionais ou de nível local, sobretudo para erradicação do analfabetismo no Brasil, que se
multiplicaram nos anos 1950 tais como: “Campanha de Educação de Adultos (1947); Campanha de
Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, CADES (1953); “Campanha Nacional de Erradicação
do Analfabetismo” (1958); “Movimento de Educação de Base – MEB” (1961); “Programa de
Alfabetização pelo Método Paulo Freire”(1964); e “De Pé No Chão Também Se Aprende” (RN, 1964).
32
O. Frota-Pessoa, Departamento de Biologia Geral, Fac. de Filosofia , Ciência e Letras, USP, São
Paulo. Ciência e Cultura 16 (4), 427, 1964.
O. Frota. Antecedentes e consequências da CIEB, Revista de Pedagogia, 18, 1964.
33
O.Frota-Pessoa. Departamento de Biologia Geral, Fac. de Filosofia, Ciências e Letras, USP, São Paulo
– Ciência e Cultura, 16(4),1964, 363-367.
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