monitoração acústica, embora a transferência do sinal do filme para sistemas
caseiros exija uma alteração de -3dB no sinal dos canais surround.
Apesar do sistema surround 5.1 estar se tornando amplamente
divulgado e adotado como padrão pela maioria das instalações, existem
diversos outros sistemas e propostas que envolvem mais canais e cobrem uma
área maior de ouvintes de forma mais precisa. É razoável assumir que, quanto
mais alto-falantes existirem em torno do ouvinte, menor será a necessidade de
se criar imagens “fantasmas” para o posicionamento de fontes sonoras, e maior
será a liberdade do ouvinte de se movimentar; em contrapartida, maior será a
dificuldade de se mixar algo em um sistema com tantos canais.
O formato 7.1, por exemplo, implementado primeiramente pela Sony
com o nome de SDDS, – formato 5.1 surround adicionado de dois outros alto-
falantes, CL e CR, posicionados entre os canais L, R e o central - não é um
formato pensado para o consumidor final, mas sim para sistemas de grandes
auditórios, onde o tamanho da tela (constituída de material perfurado, o que
permite a passagem do som) exige que alto-falantes adicionais sejam
instalados para cobrir todo o público.
Outro exemplo mencionado por RUMSEY (2001) é o de Tomlinson
Holman, que desenvolveu um formato 10.2 onde, ao sistema surround básico
(5.1), são adicionados dois alto-falantes frontais laterais e um canal central
traseiro. São adicionados também dois canais mais altos e um segundo LFE,
destinado a promover alguma separação lateral do conteúdo grave, como
sugerido por outros autores para aumentar a espacialização das freqüências
graves.
A empresa Dolby, sempre envolvida no desenvolvimento de sistemas
para o cinema, foi a primeira a implementar em mídias de 35mm e 70mm a
codificação de mais de dois canais de áudio, respectivamente 4 canais (L, R, C
e S) e 6 canais (L, R, C, LC, RC e S), mesmo apresentando sempre um único
canal surround. O Dolby Stereo, como ficou conhecido, consiste no sistema já
mencionado de quatro canais de áudio (L, R, C e S), codificados na fita de
35mm e utilizado largamente na indústria cinematográfica. O Dolby Surround
consiste na codificação desses canais de forma a emular, em um ambiente
doméstico, os efeitos do cinema, possibilitando que filmes do cinema possam
ser assistidos em ambientes domésticos. Já o sistema Dolby ProLogic foi