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Portanto, atualmente, é necessário distinguir entre dois diferentes tipos de aços
TRIP: os aços TRIP de alta liga, conhecidos como TRIP-H ou aços TRIP (como o
AISI 304, AISI 301 e os aços com altos teores de manganês) e os aços TRIP de baixa
liga, conhecidos como TRIP-L ou aços assistidos pelo efeito TRIP (como o TRIP 600,
TRIP 800 e TRIP 1000).
Os aços TRIP-H contém grande quantidade de elementos de liga como Cr, Ni
e/ou Mn que estabilizam a austenita, o que os torna caros, não sendo assim,
amplamente empregados na indústria automobilística. Por outro lado, os aços TRIP-L
contém pequenas quantidades de elementos estabilizadores de austenita, que
promovem a transformação de fase. O menor custo dos aços TRIP-L tem tornado esses
materiais de grande interesse para a indústria automotiva (RODRÍGUEZ-MARTÍNEZ
et al, 2010; CREUZIGER; FOECKE, 2010).
O efeito TRIP, como um mecanismo particular de deformação, constitui um dos
aspectos chave do processamento destes materiais. Esta transformação constitui um
mecanismo de endurecimento por deformação que evita a ocorrência de deformações
localizadas, aumentando o alongamento uniforme e a taxa de encruamento (MAŠEK et
al, 2009; FERRER, 2003; JHA; MISHRA, 1999; ROS-YÁÑEZ; HOUBAERT;
MERTENS, 2001; TIMOKHINA; HODGSON; PERELOMA, 2004).
Os aços multifásicos assistidos pelo efeito TRIP constituem uma nova série de
aços que apresentam excelentes propriedades mecânicas. Estes materiais foram
desenvolvidos com o objetivo de melhorar a combinação resistência e ductilidade, a
fim de responder às novas exigências impostas por aplicações, especialmente na
indústria automobilística, ou seja, a melhoria da resistência ao choque e redução de
peso (CREUZIGER; FOECKE, 2010; WANG et al, 2010; DOBRZANSKI;
GRAJCAR; BOREK, 2009; JIANG et al, 2008; MUKHERJEE; SINGH; MOHANTY,
2008; WANG et al, 2004; FURNÉMONT et al, 2002; CORNETTE et al, 2001).
Diversas composições químicas desses aços multifásicos foram desenvolvidas
nos últimos anos, com a finalidade de ajustar sua microestrutura e obter as
propriedades mecânicas desejadas, conforme mostra a Tabela 2.1.