precisam de mais tempo para localizar objetos e registrar a cor do mesmo, a velocidade para
processar informações simultâneas é menor em relação aos jovens universitários.
Quanto a Tarefa 2 PI, os grupos neurológicos (AVE) (93,70) e idosos (82,44)
apresentaram média de Tempo de Resposta alta, enquanto o grupo de jovens universitários
média de (37,54) indicando que o teste de memória de orientação espacial proposto é sensível
à identificação de déficits desse tipo de memória, servindo como sugestão de instrumento
para uso científico. A comparação dos resultados com o grupo de jovens universitários gerou
diferença estatisticamente significante, p≤0,05. Os dados do presente trabalho são
confirmados por outros estudos, como um trabalho recente de Costa, Portuguez e Tuon,
(2006) com grupos de 10 indivíduos, um com doença de Alzheimer (DA) e outro de idosos
saudáveis onde os resultados do teste de memória de orientação espacial proposto e aplicado
confirmaram os achados da literatura quanto ao comprometimento da orientação espacial nos
pacientes neurológicos com Alzheimer em fase inicial.
A média de Tempo de Resposta em GP (Tarefa 3) também foi de significância de
p≤0,05 entre o desempenho dos participantes, jovens universitários (85,79), neurológicos
(184,00) e idosos (173,00), a tarefa exigiu o processo de leitura do participante ao identificar
a letra comum, a compreensão e a recordação da última palavra. Daneman e Carpenter (1980)
propõem uma medida da capacidade de Memória de Trabalho que se relaciona com a
compreensão da leitura. De acordo com os referidos autores, muitos têm sido os trabalhos que
sugerem que a capacidade de Memória de Trabalho desempenha um papel crucial neste
domínio. Guerreiro, Guelhas e Madruga (2006) verificaram o nível de correlação entre a
velocidade de processamento de informações dos participantes em problemas cognitivamente
mais exigentes, em específico a prova amplitude de leitura, e a média do desempenho dos
participantes foram de significância p≤0,05 em relação a tarefas de problemas mais simples.
Na tarefa 4 (Organizar Palavras), a variável exigência de processamento se refere a
lembrar imediatamente uma informação necessária num determinado momento, neste caso, a
recordação e manutenção das letras até a organização das palavras. Não houve relação
significativa entre a velocidade com que foram executadas as tarefas cognitivas exigidas para
Organizar Palavras entre idosos (130,90) e neurológicos (152,00). Entretanto os universitários
apresentaram média de (84,36), uma significância de P≤0,005 entre os grupos, demonstrando
características de velocidade e eficiência na execução dos componentes de uma tarefa de
discriminação visual, resultado que corrobora com a sensibilidade da medida IMMT. Portanto
velocidade de processamento de informação, em termos psicológicos, foi uma variável
relevante no estudo da sensibilidade do instrumento conforme se observa na figura 11.