velocidade que os jornais não têm, não por falta de competência, somente pelo sistema,
tipo de mídia, no qual o processo todo é mais lento”, afirma Elaine.
O jornal impresso mais antigo de Rio Claro é centenário e os dois veículos
existentes na cidade possuem sites, porém, na opinião da jornalista, “os jornais
impressos não podem ir muito a fundo nas questões do noticiário na internet, pois
podem comprometer a edição impressa do dia seguinte”.
2.3.1. Reformulação
Assim, além da mudança na rotina da redação e dinâmica de produção de
reportagens, as quais ficariam concentradas na parte da manhã, o Lidebrasil incluiu
uma página de cultura, com informações sobre eventos locais e dicas para o final de
semana, e ainda inseriu áudio em determinadas matérias. O recurso foi viabilizado por
meio de uma parceria com a Rádio Cultura da cidade, que fornece a gravação das
entrevistas. Um trecho então é selecionado, editado e disponibilizado junto ao texto
escrito em formato de pop-up
16
, podendo ser acessado pelo software Windows Media
Player. A parceria com a empresa radiofônica viabilizou a veiculação de dois boletins
diários feitos pelo Lidebrasil durante a programação da emissora.
A parte imagética da página também foi incrementada, em relação ao início do
projeto, já que atualmente as fotografias podem ser visualizadas, por meio de um link,
em tamanho maior do que na página inicial. “A gente achava que as fotos que
colocávamos no site, embora de boa resolução, tinham o tamanho pequeno. Por isso, os
usuários não conseguiam ver detalhes, visualizar direito, nem reconhecer pessoas”,
declara Elaine. Além das fotografias das reportagens especiais, o site traz fotografias de
eventos culturais e de lazer da cidade.
Já na parte comercial, principalmente por não haver referência na cidade
relativa a site noticioso, os banners, a princípio colocados abaixo das notícias em todas as
páginas, tiveram que ser realocados ao lado das notícias. “Percebemos que as pessoas
tinham certa dificuldade em visualizar. A gente então passou a colocar os banners, que
são pequenos, ao lado das notícias e estamos tentando comercializar.”
O Lidebrasil, além das reportagens especiais com fotos e média de 15 matérias
produzidas diariamente, traz informações sobre cultura, saúde, lazer, indicadores
econômicos, horóscopo e informações sobre pontos turísticos de Rio Claro e cidades da
região, com fotografias. Há ainda uma página chamada “Sala Vip”, com a programação
noturna do final de semana e fotos de eventos e festas recentes, e a “Espaço
Empresarial”, destinada à divulgação dos projetos sociais desenvolvidos na cidade (a
jornalista comenta que o espaço não é usado pela classe empresarial, mas afirma que a
causa está na dificuldade em se montar uma equipe de venda que direcione a questão).
Em relação à dinâmica de produção da redação, as matérias começam a ser
produzidas por volta das 6h30, com a previsão do tempo, seguem com o noticiário
policial, o qual é feito em parceria com a Rádio Cultura, e passam para os
acontecimentos e eventos do dia na cidade. “A gente dá um jeito de aproveitar tudo.
Absolutamente tudo o que a gente acha interessante vira notícia. Vem muito material
das assessorias de comunicação tanto de órgãos públicos quanto privados, empresas, e
pessoas da cidade e região, via e-mail, fax e telefone”, declara a jornalista. A produção
estende-se até as 18h, mas “caso haja informação”, o noticiário segue noite adentro.
16
Pop-ups são aquelas janelas, usadas principalmente para anúncios publicitários, que abrem e ficam piscando
durante a exibição de determinadas páginas ou portais. Há recursos para não permitir a abertura desses pop-ups.
67