R
ESUMO
:
Utilizando como quadro teórico-metodológico os
Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, a
presente pesquisa estuda a relação entre literatura e sociedade
no que concerne à influência das novas mídias (hipermídia) na
literatura infantil/juvenil no Brasil. A relação entre práticas
textuais, suportes para os textos e práticas de leitura é evidente
ao longo da história. Com o advento da computação e da
internet, surgem novos suportes com características que têm
modificado as práticas textuais e de leitura. Três traços definem
a linguagem hipermidiática contemporânea: diálogo
intercódigos, hipertextualidade e interatividade. O corpus
literário utilizado apresenta uma série de obras com
características dessa linguagem, em especial: A interminável
Chapeuzinho (Angela Lago), o ciberpoema “Chá” (Sérgio
Capparelli), Princesas esquecidas ou desconhecidas...
(Philippe Lechermeier) e Todos contra D@nte (Luís Dill).
P
ALAVRAS
-
CHAVE
: 1. Literatura infantil/juvenil — 2. Hipermídia
— 3. Práxis de leitura.
T
ITLE
:
Children’s literature and hypermedia culture:
historical and sociological connections between text
supports, reading and literature.
A
BSTRACT
:
Based on the theoretic-methodological panel of the
Comparative Literature in Portuguese, this work studies the
relation between literature and society and how Brazilian
children’s literature has being influenced by new media
(hypermedia). The similarity between text support and practices
of reading and writing is very clear through History. The
computer and Internet are responsible for the emergence of
new book supports that changed the practice of reading and
writing. Nowadays hypermedia has three major characteristics:
dialogue between different codes, hypertextuality and
interactivity. The books used to confirm this work are: A
interminável Chapeuzinho (Angela Lago), the cyberpoem Chá
(Sérgio Capparelli), Princesas esquecidas ou desconhecidas...
(Philippe Lechermeier) and Todos contra D@nte (Luís Dill).
K
EYWORDS
: 1. Children’s literature — 2. Hypermedia — 3.
Praxis of reading.