
É preciso, primeiramente distinguir tradicionalismo religioso de ortodoxia, para
em seguida observar as mudanças que ocorreram num ambiente originalmente tradicio-
nal porém liberal e cosmopolita, como é o ambiente judaico egípcio em São Paulo. Ho-
je, a Mekor Haim é referência da ortodoxia judaica no Brasil, mas para ocupar esse lu-
gar, a congregação precisou principalmente mudar a base de seu público frequentador;
antes minoria, os sírios libaneses se tornaram a maioria. Essa congregação mantém mui-
to pouco ou quase nada das marcas do judaísmo egípcio, e até a mesmo sua própria his-
tória vem sendo distorcida; num artigo escrito por Elie Politi
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e apresentado no I Con-
gress of the Jews from Egypt, em junho de 2006, na cidade de Haifa, em Israel, o autor
afirma que a sinagoga foi fundada por judeus egípcios e sírios libaneses. O que contra-
diz o artigo escrito por Ibram Salama, um dos fundadores da congregação, numa publi-
cação comemorativa dos 40 anos da imigração egípcia para o Brasil
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:
De início, a nova associação tentou se aproximando grupo a-
inda não organizado dos refugiados recém chegados da Síria e
do Líbano, no intuito de formar em conjunto uma só Congre-
gação dos Israelitas sefaraditas originários dos países árabes.
Tendo fracassado neste esforço, a diretoria resolveu, em 1962
agir sozinha, transformando de imediato seu nome de Associa-
ção para Congregação Mekor Haim, modificando seus estatu-
tos, ampliando suas atividades e tornando seu objetivo de for-
mar uma comunidade israelita sefaradi para os emigrados dos
países do Oriente Médio, principalmente do Egito, buscando
construir uma sinagoga, manter todos os serviços religiosos,
de educação religiosa, de assistência social, etc.
A custa de enormes esforço e sacrifícios, os veteranos mem-
bros da congregação conseguiram, a partir do ano de 1964,
projetar e construir, no bairro residencial de Higienópolis,
com seus próprios meios e sem ajuda financeira de qualquer
organização nacional ou internacional, um centro comunitário
junto a uma grande sinagoga, com as várias dependências ne-
cessárias, Este conjunto foi oficialmente inaugurado em 1967.
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POLITI, Elie. ‘After the second exodus: reborn of a jewish identity in South America’ .
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“O Segundo Êxodo, 40 anos depois” publicação de 1997 cuja comissão organizadora foi presidida por
Frida Lagnado, como parte dos eventos comemorativos dos 40 anos de imigração egípcia no Brasil. Or-
ganização e coordenação do projeto: Comitê Brasileiro da Federação Sefaradi Latino Americana
(FESELA).