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modo que a aprendizagem – seja do conhecimento de si, dos ou-
tros ou da natureza – dependa de um processo pré-fabricado.
Em seu estilo polêmico e provocador, Illich destaca que, a seu
juízo, “a escola nos atinge de maneira tão íntima que ninguém pode
esperar libertar-se por um meio que lhe seja externo” (Illich, 1975,
pp. 16-22). E acrescenta:
A escolaridade, a produção do saber, a comercialização do saber, todas
as coisas que constituem a escola, enganam a sociedade, fazendo-a
acreditar que o saber é higiênico, branco, respeitável, desodorizado,
produzido pelo cérebro humano e estocado. Não vejo nenhuma dife-
rença no desenvolvimento dessas atitudes, em relação ao saber, entre
os países ricos e os pobres. Em intensidade, sim, é claro. Mas, o que
me interessa bem mais é analisar a influência oculta da estrutura escolar
sobre uma sociedade. Ora, eu constato que essa influência é a mesma
ou tende a ser a mesma, para ser mais preciso. Pouco importa a estru-
tura dos programas explícitos, pouco importa se a escola é pública, se
se trata de um estado em que a escola seja exclusivamente pública, ou
de um estado em que as escolas privadas sejam toleradas, às vezes,
favorecidas. Essa influência é a mesma nos países ricos e nos países
pobres e ela pode ser descrita da seguinte maneira: se, em uma socieda-
de, pretende-se que esse rito, que é a escolaridade, sirva à educação (...),
os membros dessa sociedade em que a escolarização é obrigatória apren-
dem que o autodidata pode ser rejeitado, que a aprendizagem e o
crescimento das capacidades cognitivas passam pelo consumo de ser-
viços, que se revestem de uma forma industrial, planificada, profissio-
nal (...). Eles aprendem que a aprendizagem é mais do que uma ativi-
dade. É uma coisa que pode ser acumulada e medida e que permite,
também, medir a produtividade do indivíduo na sociedade. Dito de
outra forma, seu valor social ... (idem, p. 18).
É dessa análise que decorrem as estratégias que Illich propõe,
tendo em vista a desescolarização da educação e do ensino. Essas
estratégias, que ele mesmo experimentou com jovens e adultos no
âmbito das oficinas e das atividades do Cidoc, em Cuernavaca,
serão evocadas mais adiante.
IVAN ILLICH EDITADO.pmd 21/10/2010, 09:2619