interlocução permanente e, portanto, proximidade pelo diálogo a partir das
ferramentas de comunicação que disponibiliza; traz a possibilidade de uma adoção
de tempo oposto à lógica do tempo adotada na educação presencial. Permite, um
maior respeito aos ritmos pessoais, na medida em que, suplantando um modelo de
fluxo linear, possibilita uma dimensão cíclica com um ir e vir, um retomar, um rever,
um refazer abertos aos acontecimentos advindos do processo, na
circunstancialidade de tempos e espaços próprios e, portanto, diversos.
O modelo de EAD da UCBV tendo como mídias principais o
computador e a internet que consorciados a outras formas de comunicação, como a
áudio e webconferência, além de facilitar o contato com pessoas de diversos
lugares, ainda possibilita a construção de espaços onde elas podem interagir e
estabelecer trocas, que atendam aos seus interesses e que produzam conhecimento
de forma colaborativa. Por isso é primordial valorizar o diálogo, senão não podemos
falar de interação, colaboração e de relações cooperativas. É necessário que isto
esteja claro e internalizado por todos os envolvidos nessa prática educacional:
coordenadores, planejadores, executores, professores, alunos. Caso contrário
persistirá o velho discurso, perpetuando o modelo tradicional.
Possibilitar, pois, um ambiente de interação e colaboração, no qual o
respeito por cada um seja a abertura para o diálogo permanente no processo de
construção do conhecimento é, certamente, um desafio a ser enfrentado na tentativa
de fazer da EAD um canal aberto que leve o aprendiz a interagir, definindo e
redefinindo junto ao professor e aos outros alunos, a qualidade do processo
educacional no qual está inserido. A educação a distância, com o suporte da
internet, abre um leque de incontáveis oportunidades de acesso ao conhecimento,
por meio de seus links e mídias, àqueles que dela dispuserem.
À luz do teorizado por Vianna (apud RIVERO e GALLO, 2004), a
atuação dos professores da UCBV, no PROFORM, de acordo com o explicitado no
Projeto Pedagógico do curso, está inserida na concepção construtivista
interacionista. Para a UCBV as pessoas aprendem relacionando-se umas com as
outras e com o meio ambiente. Assim utiliza os meios de comunicação, em especial
os telemáticos, como canais ou espaços de interação que permitem a efetivação dos
relacionamentos e dos processos educacionais. Sua pedagogia está centrada no
aluno e na interação como elementos fundamentais para o processo educacional.
Esta prática visa ajudar o aluno a controlar sua própria aprendizagem a partir de