100
fazer os exercícios, exercícios com mapa, atividades de cartografia, pesquisa, tudo o
que for importante na produção dele, eles começam ser seres produtivos, fazendo,
realizando, atuando, só não vai obter nota se não produzir. Na medida que produz
tem nota, deixo isso claro pra eles, “eu quero que vocês produzam, eu quero que
vocês façam”. “Ah, professor mais a gente não sabe”. “Vamos aprender juntos,
vamos fazer juntos”, realização de atividades em sala de aula, aula expositiva, tem o
caderno de exercícios, eles fazem comigo em sala de aula, eles têm que produzir.
Você marca data para a prova?
R: Não gosto de prova, a prova não prova, eu não faço prova com eles, eu
produzo, eu tenho atividade, aí eles vão fazendo atividades, fazendo exercícios. Não
tem a semana de prova pra EJA, mas eu também não carrego uma nota pesada em
cima desta avaliação. A nota é de 0 a 10, mais eu dou de 0 a 5, 4 atividades,
entendeu? Eles vão realizar 4 : leitura de texto, exercícios, exercícios questionário
ou exercício complete, tipo: vou trabalhar Mesopotâmia, vou dar pra eles um
trabalho de mapa pra que eles possam pintar, localiza a Mesopotâmia como o
Oriente Médio, rios Tigre e Eufrates, eu trabalho com mapas, trabalho com várias
atividades. Eles vão fazendo, são textos simples de entender. Eu concordo com a
nota de 0 a 10, eu acho que, por exemplo, se eu determinar dois instrumentos de 0 a
10 eu não concordo, agora, se eu der quatro instrumentos de avaliação de 0 a 5 já
muda, não é? Você muda, a escola aqui permite que você tenha a condição de
destrinchar isso aí. Então ele vai produzindo vai fazendo e vai produzindo. Eu penso
assim, há professores que trabalham diferente, professores que são mais
conteudistas, que dão matéria e coisas e carregam tudo numa única avaliação. Eu
não faço isso. Até no Ensino Fundamental EJA, aqui não tem, mas onde eu já
trabalhei, cheguei a trabalhar porque tinha um número maior de aulas, seis
instrumentos de avaliação e os professores falam pra mim: “Ah! mas os seus alunos
não têm nota baixa”, eu falei, não, porque eu quero produção. Eu digo o seguinte: só
aceito atestado de óbito por não ter feito e eu aperto eles e eles fazem, eles
produzem. Então por exemplo, eles têm vários, seis instrumentos, um valendo 4 e
eles fazem vários instrumentos de avaliação, o aluno pode não ir bem, tirar 1,5, tirar
1 ou não ter feito ,tirar 2, mas ele tem um outro que pode, que permite que ele
recupere aquela nota. Por exemplo, eu trabalho com eles interpretação de texto, eu
dou um texto pra eles de 4 e 5 questões valendo 2,5 cada questão, então eu já dei