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Segundo o Caderno de Orientação da Tutoria (elaborado pela comissão de tutoria e
equipe administrativa, set. 2005, consultado através da coordenação de tutoria):
o objetivo do Consórcio CEDERJ – Centro de Educação Superior a
Distância do Estado do Rio de Janeiro é democratizar o acesso ao Ensino
Superior público, gratuito e de qualidade, utilizando a metodologia de
educação a distância. Essa metodologia permite o acesso ao sistema
daqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior público
por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos
horários tradicionais de aula. [...]
O modelo de EaD do CEDERJ é SEMI-PRESENCIAL: os cursos
alternam momentos presenciais e a distância e utilizam material didático
impresso, CD-ROM, atividades de interação na plataforma, Internet, estudos
dirigidos e atividades práticas presenciais em laboratório e no campo,
estágio curricular presencial, tutoria presencial e a distância.
Os coordenadores das disciplinas são, na maioria dos cursos,
professores das Universidades consorciadas, onde exercem todas as
atividades inerentes a esta função: docência de graduação, pós-graduação,
pesquisa, extensão e muitos deles, também administração. São em sua
maioria lideres de grupos de pesquisa.
A referência física do Consórcio para os estudantes são os Pólos
Regionais, escolas que em convênio com as Prefeituras Municipais, foram
adequadas para abrigar os cursos, dirigidos por um Diretor Adjunto,
usualmente um educador com nível superior, com experiência
administrativa, auxiliado por uma equipe administrativa e técnica. Os pólos
regionais contêm além do setor administrativo, salas de tutoria, salas de aula,
laboratórios de informática com acesso à Internet, de Biologia e de Física,
além de biblioteca e em geral um auditório. Associados a alguns Pólos
regionais, existe ainda a figura dos Postos Regionais que servem de apoio
para aplicação de avaliações presenciais, acesso a Internet e orientação de
estudo. Conta com infra-estrutura de informática além de algumas salas de
estudo e salas de aula. São definidas vagas específicas para estes postos mas
os alunos devem se dirigir aos pólos regionais aos quais estes postos estão
vinculados para as tutorias presenciais da maior parte das disciplinas e
atividades presenciais obrigatórias.
A metodologia de educação semi-presencial tem quatro aspectos
principais. O primeiro é um material didático especialmente preparado para
educação a distância, impresso e com elementos multi-meios colocados na
Internet. O segundo é um processo de atendimento tutorial opcional, a
disposição do aluno, composto de tutoria presencial (encontro semanal de
duas horas, por disciplina, no pólo regional a que está vinculado) e de tutoria
a distância (através de Internet, correio ou telefone, com tutores nas
universidades consorciadas). O terceiro aspecto é um processo de avaliação
contemplando duas modalidades: a presencial, realizada nos pólos regionais,
bastante parecido com o utilizado para avaliar os alunos das universidades
que oferecem cursos presenciais, e a distância, que corresponde aos
trabalhos e tarefas executados pelos alunos, que compõe 20% da nota final
do estudante. O quarto é o uso dos laboratórios didáticos de disciplinas
experimentais, como Informática, Física e Biologia que os alunos
freqüentam nos pólos regionais.