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Apêndice C – Questionário para o Segmento Pais (QSP)
Questionário segmento Pais
DATA: _____/_______/2003. NÚMERO QUEST: ________________
ESCOLA:____________________________________________________________________________TURMA:______________________
NOME:___________________________________________________________________________________________________________
NOME DO FILHO/A:_______________________________________________________________________________________________
ENDEREÇO:______________________________________________________________________________________________________
BAIRRO:___________________________________________CIDADE: _______________________________CEP:___________________
TELEFONE:_______________________________________ E-MAIL: __________________________________@__________________
1. PARENTESCO COM O/A ALUNO/A
1 – Mãe
2 – Pai
9 – Outro_______________________________
(somente aceitável em caso de grande convívio
com o aluno)
2. QUAL É O NÚMERO TOTAL DE MORADORES NA RESI-
DÊNCIA?
1 – 2 pessoas
2 – 3 pessoas
3 – 4 pessoas
4 – 5 pessoas
5 – 6 pessoas
6 – 7 pessoas
7 – 8 pessoas
ou mais
3. QUAL É A RENDA TOTAL DA FAMÍLIA POR
MÊS, SOMANDO TODOS OS RENDIMENTOS DE
TODOS OS FAMILIARES QUE MORAM NA RESI-
DÊNCIA? (CONSIDERAR SALÁRIOS, APOSENTA-
DORIAS, ALUGUÉIS, ETC.)
1 – menos de R$ 240,00
2 – entre R$ 241,00 e R$ 1.200,00
3 – entre R$ 1201,00 e R$ 2.400,00
4 – entre R$ 2.401,00 e R$ 3.600,00
5 – entre R$ 3.601,00 e R$ 4.800,00
6 – mais de R$ 4.801,00
4. QUAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO A
FAMÍLIA POSSUI EM CASA? 1- Sim; 2 – Não
5. Televisão 6. Telefone
7. Videocassete 8. Computador
9. TV a cabo 10. Internet
11. A QUAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
SEU/SUA FILHO/A TEM ACESSO FORA DE CASA? 1- Sim; 2 –
Não
12. Internet 13. Computador
14. COM QUANTOS ANOS SEU/SUA FILHO/A APRENDEU A
LER? (Não só o próprio nome, mas frases)
1 – até 2 anos
2 – 3 anos
3 – 4 anos
4 – 5 anos
5 – 6 anos
6 – 7 anos ou mais
15. SEU/SUA FILHO/A COSTUMA LER FREQÜENTE-
MENTE REVISTAS? DE QUE TIPO? (Se mais de um tipo, indi-
car o mais importante)
1 – Sim, sobre assuntos cien-
tíficos (Superinteressante,
Galileu, etc.)
2 – Sim, sobre assuntos polí-
ticos, econômicos e sociais
(Veja, Isto É, Época)
3 – Sim, sobre assuntos artís-
ticos e culturais (artes, músi-
ca, dança, cinema, teatro)
4 – Sim, sobre jogos (RPG,
jogos eletrônicos, jogos de
estratégia)
5 – Sim, sobre assuntos com-
portamentais, personalidades
(Capricho, Contigo, Caras)
6 – Sim, outra____________
_______________________
7- Não
16. SEU/SUA FILHO/A LÊ POR CONTA PRÓPRIA LIVROS
DE SEU INTERESSE? (Fora os exigidos na escola) QUANTOS
POR ANO?
1 – Sim, até 2 livros por ano
2 – Sim, de 3 a 6 livros por ano
3 – Sim, mais de 6 livros por ano
4 – Não
5 – Outra ____________
17. EM QUAIS ÁREAS SEU/SUA FILHO/A TEM TALENTOS
ESPECIAIS? (MARCAR ATÉ 4 ITENS, POR ORDEM DE IM-
PORTÂNCIA)
1 – Matemática
2 – Português
3 – História
4 – Química
5 – Física
6 – Geografia
7 – Biologia
8 – Esportes
9 – Artes
10 – Liderança
11 – Comunicação
12 – Criatividade
13 – Planejamento
14 – Observação
15 – Memória
16 – Abstração
17 – Outro________
18 – Não tem
1º -
2º -
3º -
4º -
18. SEU/SUA FILHO/A SE DESTACA EM ALGUM TIPO DE
JOGO DE MESA? QUAL?
1 – Xadrez
2 – Dominó
3 – Cartas
4 – Damas
5 – Outro Qual? ______________________
19. AS NOTAS OU CONCEITOS DO/A SEU/SUA FILHO/A NA
ESCOLA, EM GERAL, SÃO:
1 – baixas (0 – 4) 2 – médias (5 – 7) 3 – altas (8 – 10)
PARA OS ITENS A SEGUIR, MARQUE AS RESPOSTAS CON-
FORME A ESCALA: 1 - Muito bom; 2 - Bom; 3 - Regular/médio;
4 – Ruim; 5 – Péssimo
20. O vocabulário do/a seu/sua filho/a, para a sua idade
(considerando a variedade de palavras, a precisão vocabular,
a complexidade das palavras utilizadas e a construção dos
argumentos), é:
21. A memória do/a seu/sua filho/a (considerando a quanti-
dade e a diversidade de informações) é:
22. A capacidade de aprendizagem do/a seu/sua filho/a
(considerando a rapidez e facilidade de apreender sobre te-
mas de seu interesse) é:
23. A capacidade de observação do/a seu/sua filho/a (con-
siderando atenção e capacidade de perceber detalhes) é:
PARA OS ITENS A SEGUIR, MARQUE AS RESPOSTAS CON-
FORME A ESCALA: 1 – Nunca; 2 – Raramente; 3 – Às vezes; 4 –
Freqüentemente; 5 – Sempre
24. Seu/sua filho/a prefere trabalhar independentemente?
25. Seu/sua filho/a interessa-se por problemas sociais, polí-
ticos ou econômicos?
26. Seu/sua filho/a tem grande curiosidade sobre assuntos
incomuns (diferentes dos que interessam seus colegas)?
27. As idéias que seu/sua filho/a propõe são vistas como di-
ferentes pelos demais?
28. Seu/sua filho/a é muito exigente (crítico/a) com ele/a
mesmo/a?
29. Seu/sua filho/a faz perguntas provocativas aos professo-
res e pais? (perguntas difíceis, que exploram outras dimen-
sões não percebidas, que expressam crítica, inquietude inte-
lectual)