44
evadidos, dos valores referentes ao número de falecidos e formandos”
(POLYDORO, 2000, p.75). Assim, dos 2.878 casos de evasão efetiva, 53,2%
referem-se ao trancamento de matrícula, sendo 50,99% na primeira série.
Polydoro (2000) observou que 331 alunos solicitaram o trancamento de
matrícula, o que corresponde a 54,8% das evasões desse ano, mas somente 288
alunos preencheram a Ficha Informativa sobre Trancamento, no Serviço de
Orientação ao Estudante (SOE). Por não ser uma formalidade obrigatória, outros
27 alunos passaram pelo SOE, mas não formalizaram sua intenção na secretaria
de graduação. Na busca da trajetória do aluno, percebeu-se que 12 continuavam
a estudar e 15 se evadiram por meio do cancelamento ou do abandono.
Além disso, outras análises são apresentadas em relação à distribuição
percentual dos trancamentos de matrículas de 1999 por cursos, turnos e séries,
por exemplo, as análises das respostas a partir da leitura das fichas informativas
e do estabelecimento de categorias do motivo de trancamento, como integração
acadêmica, integração social, compromisso com o objetivo de graduar-se,
compromisso com a instituição, compromisso com o curso, aspectos relacionados
à família e aos amigos, aspectos de ordem pessoal, suporte financeiro, moradia,
condições relacionadas a trabalho, condições de transporte, outros (serviço
militar), e sem resposta (resposta em branco). Na distribuição percentual dos
motivos de trancamento de matrícula, em relação ao total levantado, fica
destacada a falta de suporte financeiro, atingindo 50% das respostas.
Com relação aos compromissos – graduar-se, instituição ou curso –, foi
observado o preenchimento de mais de uma resposta quanto à sua condição de
retorno, o que levou o nível de compromisso em “graduar-se” para 91,15%, com a
“instituição” para 64,23% e com o “curso” de origem, 56,54%. Na segunda etapa
(destrancamento de matrícula), dos 260 estudantes registrados, somente 25
solicitaram o destrancamento, sendo 15 com matrículas regulares, cinco
solicitantes de novo trancamento e cinco pedidos de transferência para outra
instituição. Nos fatores envolvidos, observamos que, nas últimas séries, o retorno
é maior, sendo a mesma tendência observada na variável turno. Com relação ao
compromisso, as justificativas relacionam-se principalmente ao graduar-se e ao
curso. Nas conclusões, a autora aponta que o trancamento é uma das formas de