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ascensão social.
O "foco da educação em si mesmo começou a deslocar-
se, muito lentamente, fugindo ao passado e encaminhando-se para
o presente" (Toffler, 1972). Isso já não basta hoje. Se agora
as mudanças sao em ritmo acelerado, no futuro esse ritmo será mais
vertiginoso ainda, cumprindo então à educação antecipar as dire
ções e o índice das mutações futuras, prever, por pressuposições ,
as espécies de empregos e profissões que existirão daqui a algu
mas décadas, as espécies de problemas éticos e morais que emer-
girão, as espécies de tecnologia e de estruturas organizacionais
que o homem defrontará (Toffler, passim) .
Quem tem usado da prerrogativa de decidir sobre prio-
ridades educacionais não tem tido êxito, ao que parece. Só uma
Política Educacional apoiada em sólidos fundamentos filosóficos
e princípios científicos válidos que atentem para que o HOMEM é
o sujeito e a própria finalidade da educação, poderá apontar os
rumos a imprimir-se ao trabalho educativo. Daí então se partiria
para o planejamento da expansão e melhoria da educação não fun-
damentada apenas no fato econômico mas em princípios humanísticos,
e que atentem na tendência pluralista da sociedade atual.
Ao lado da reflexão metódica sobre os problemas atuais
da educação, faz-se preciso todo um trabalho exploratório do cam
po, de busca, de pesquisa, não defrontado há duzentos anos atrás.
O problema educativo é um problema moderno que só emergiu quando
se compreendeu que a educação é um problema na medida em que tem
como sujeito o HOMEM.
Em sua essência obviamente o HOMEM é sempre o mesmo;
mas, cada homem em particular apresenta diferenças individuais
e em cada situação o homem vive numa sociedade cuja estrutura pro
voca modificações em seu comportamento, em suas atitudes, em seus ideais ,
gerando necessidades novas, cuja satisfação não é menos premen-
te que suas necessidades básicas, por força mesmo da pressão so
cial.
Assim, parece que o HOMEM e as NECESSIDADES SOCIAIS
são incógnitas que em tôda situação cumpre sopesar para equacio
nar os problemas educacionais que urge resolver.