RESUMO
RIBEIRO, Isis. Atitudes lingüísticas e aprendizagem de línguas: um estudo de caso em
Foz do Iguaçu. 2007. Ano. 125 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-
Graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel,
2007.
Orientador: Prof. Dr. Ciro Damke
Defesa: 20 de novembro de 2007.
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar as atitudes
lingüísticas de dezoito estudantes de um curso de Secretariado Executivo Trilíngue
localizado em Foz do Iguaçu, região que se caracteriza pela diversidade lingüística e cultural,
por ser fronteira de dois países de língua espanhola, além de destacar-se pelo potencial
turístico e pelo presença notável de diversas comunidades lingüísticas (desde grupos
imigrantes de outros países à presença de comunidades indígenas). A pesquisa teve como
propósito mensurar as atitudes destes sujeitos com relação à aprendizagem de línguas em
geral, às línguas inglesa e espanhola (ambas línguas estrangeiras oferecidas pelo curso) e a
língua portuguesa (língua materna da maioria dos sujeitos). Utilizamos como referencial
teórico para abordar as atitudes lingüísticas autores como Lambert & Lambert (1972),
pioneiros em pesquisas sobre atitudes na Psicologia Social, Fishman (1974), Fasold (1984),
Hohental (1998), Calvet (2002), dentre outros pesquisadores da sociolingüística e áreas afins,
que nos serviram de base para discorrer sobre questões que surgiram no decorrer da pesquisa,
como preconceito lingüístico (Bagno, 2005; Scherre, 2005), motivação para aprender uma
língua (Spolsky, 1989; Ellis, 1994), o domínio da língua inglesa no contexto internacional
(Phillipson, 1994; Rajagopalan, 2004), atitudes lingüísticas e identidade (Hall, 2005), dentre
outros. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de caso em que buscamos também
utilizar uma técnica de avaliação direta, a escala de Likert, em conjunto com a observação
participante. A partir dos dados coletados pudemos averiguar que os sujeitos apresentam
atitudes lingüísticas positivas com relação à aprendizagem das línguas inglesa, atitudes das
mais controversas com relação à língua espanhola, atitudes positivas com relação à norma-
padrão da língua portuguesa e pudemos, também, observar dois exemplos opostos de atitudes
lingüísticas frente à língua alemã. Esta pesquisa se insere no campo de investigação da
sociolingüística, sendo também pertinente para os estudos em lingüística aplicada ao ensino
de línguas, uma vez que consideramos pertinente que estas questões sejam levadas em
consideração nos processos de ensino-aprendizagem de línguas.
Palavras-chave: sociolingüística, atitudes lingüísticas, aprendizagem de línguas.
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