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Apêndice 7 – Matriz para esquema analítico de posturas, categorias e sujeitos.
Urgência e Emergência – ESB
a. Onde são realizados os atendimentos? Como? b. Em que períodos?
c. Quem procura a urgência e emergência é encaminhado ao Programa de Atenção à Saúde Bucal? Como é o procedimento? Há
encaminhamentos formais? d. Há referência e contra referência? É formal?
Sinais,
Significados e
Sentimentos.
- Há um acolhimento ao paciente em situação de urgência.
Idéias Centrais - Cumpre-se o protocolo de não recusar emergências, mesmo sendo CEO.
- Orientam o usuário a buscar a vaga do dia para não tornar a urgência em porta de entrada sem a triagem.
- O atendimento de Urgência e Emergência faz parte da rotina diária.
Expressões-
Chave
- A minha unidade no..., o paciente chega no balcão e fala que está com dor,..., vão fazendo uma listinha de
espera, então cada dentista tem pelo menos uma vaga de emergência por dia garantida, então um,..., primeiro
paciente faltar, dá aquela tolerância de quinze a vinte minutos, não veio, já encaixa a emergência, e assim vai
distribuindo aos dentistas ao longo do dia.
>>chegou lá com dor, né, claro que tem hemorragia, abscesso, trauma, tem alguns critérios assim que o balcão já
seleciona, mas eu mesmo além dos meus pacientes agendados da endo eu atendo urgência, todos lá. Porque é
uma procura que você tem que atender, a gente não pode devolver para a UBS, vai para a UBS mais próxima, não
a gente atende lá também, agora a gente já teve uma reunião com a C. e ela falou que o CEO não deve atender
urgência, não deve atender clínico geral, né, só que lá a gente por enquanto ainda está atendendo porque
provavelmente vão montar um serviço para atenderem essa demanda, mas agora, atualmente ainda está.
>>antes eles atendiam cinco bases e duas emergências, aí mudou agora para especialidades, então eles atendem
seis especialidades, normalmente é agendado cinco, como às vezes são só retorno de próteses, os protéticos
atendem seis, e uma emergência, e a endo atende três pacientes marcados da emergência, aí se acontece de
todos eles já atenderam a emergência e os pacientes deles, por exemplo, se vem três e um dos três não vem
agente marca mais uma emergência, no lugar do paciente que estava marcado e não veio. Aí já atenderam essa
quantidade de pacientes que era para atender, aí a gente pede para vir no segundo período, que lá são três
períodos, aí se chega ao segundo período e já foi atendido também, a gente faz no terceiro período, porque as
vezes acontece de chegar no segundo período e já ter acabado as vagas de emergência, a gente fala vem no
terceiro período em três horas, que quem atende as emergências, se não conseguir pode mandar vir no outro dia,
porque acontece
>>- Não é porque você atendeu uma emergência que você não vai atender mais, depende muito, né.
>>é claro o paciente chega lá com dor você não vai mandar embora porque acabou as vagas.
>>- Tem gente que faz assim, tenta entrar pela urgência para ver se consegue a vaga.
>>- Tem muita gente fazendo tratamento só na emergência, então tem que tomar cuidado. Então está cuidando do
dente, está tratando.
>> Eles são orientados em cada unidade a procurar vaga ao dia, é isso, resolve recomendar urgência e orienta tal
data, chega cedinho de madrugada para conseguir marcar também.
>> se for uma consulta mais de urgência entre aspas, porque às vezes eles querem uma consulta, a urgência,
urgência mesmo, um trauma ou o paciente com dor, ela é atendida no período em que a gente está trabalhando, e
a urgência ela acaba sendo, a gente procura dificultar isso, mas em todo caso ela é sim uma porta de entrada,
porque alguns pacientes que a gente vê que tem necessidade de tratamento quase imediato, com várias extrações
ou vários dentes que precisam, que tem algum abscesso a gente acaba encaixando para o tratamento, porque isso
facilita para a gente que é preferível a gente atendê-los agendados do que, porque ele vem na urgência, é bem
atendido, ele sabe que vem na urgência outra vez e não vai ser atendido, e está com dor e tal,
então a gente prefere em alguns casos estar agendando, a gente procura dificultar isso para que faça com que a
triagem, a situação de risco seja,
>> explicando para o paciente as regras, que ele não pode faltar, porque normalmente aquele paciente que
consegue ser atendido por urgência, é aquele mais folgado entre aspas e não quer seguir as regras e que acha
que pode chegar no horário, a hora que quiser e que vai ser atendido e a gente explica de faltas, se faltar vai
perder a vaga, porque assim, a gente está abrindo uma exceção.
Problemas - Há uma demanda elevada também na Urgência e Emergência.
>> aí se acontece de todos eles já atenderam a emergência e os pacientes deles, por exemplo, se vem três e um
dos três não vem a gente marca mais uma emergência, no lugar do paciente que estava marcado e não veio. Aí já
atenderam essa quantidade de pacientes que era para atender, aí a gente pede para vir no segundo período, que
lá são três períodos, aí se chega ao segundo período e já foi atendido também, a gente faz no terceiro período,
porque as vezes acontece de chegar no segundo período e já ter acabado as vagas de emergência, a gente fala
vem no terceiro período em três horas, que quem atende as emergências, se não conseguir pode mandar vir no
outro dia, porque acontece.
- Em alguns locais e dias há apenas um profissional trabalhando então o atendimento das urgências fica bem
difícil.
- os pacientes são encaixados no decorrer do dia, podendo vir a serem orientados para retornar no dia seguinte por
falta de vaga ou por falta de material.
Pontos Positivos - é uma maneira de se evitar vagas ociosas nas agendas e dar atendimento de urgência ao usuário.
Propostas - alguns pacientes seguem o tratamento após terem entrado pela urgência, porque é preferível que eles sigam os
tratamentos agendados, mesmo que por encaixes.
- agora a gente já teve uma reunião com a C. e ela falou que o CEO não deve atender urgência, não deve atender
clínico geral, né, só que lá a gente por enquanto ainda está atendendo porque provavelmente vão montar um
serviço para atender essa demanda, mas agora, atualmente ainda está.
Outras
Observações
- (mudanças relativas as diretrizes ? ) >>antes eles atendiam 5 bases e 2 emergências, aí mudou agora para
especialidades, então eles atendem 6 especialidades, normalmente é agendado 5, como às vezes são só retorno
de próteses, os protéticos atendem 6, e 1 emergência, e a endo atende 3 pacientes marcados da emergência.