Felipe Mendes Borini, Karen Perrotta Lopes
realizou cerca de 30 aquisições entre 1989 e 2001, e esses processos influenciaram
diretamente a condução de sua gestão de marcas no Brasil. Dentre as empresas adquiridas
pela Parmalat, no período de 1989 a 2001, podem se citar Teixeira, Mococa, General
Biscuits/Duchen e Britânia, Lacesa/Yoplait, Yolat, Batavo, Etti, Avaré e Glória.
A principal estratégia de marca da Parmalat foi a da marca guarda-chuva. Era possível
encontrar vários produtos sob o nome Parmalat, como leite longa vida, requeijão, molho de
tomate etc. Dessa maneira, a Parmalat tentou, por meio de um único nome, imprimir
qualidade, credibilidade e confiança a todos os seus produtos.
Além disso, a Parmalat também atuava no mercado vendendo os mesmos produtos sob
marcas diferentes, como no caso dos atomatados com as marcas Etti e Parmalat. A
organização considerava essa competição sadia dentro da própria empresa, e não julgava que
havia canibalização de seus produtos, pois, para cada marca, existia um posicionamento
diferente. A Etti era vendida como tendo um sabor brasileiro e a Parmalat seguia a concepção
do legítimo molho italiano. Outro ponto a ser destacado é que a Parmalat voltou a
comercializar a marca Duchen para o seu segmento de biscoitos, retirando a sua marca
guarda-chuva Parmalat desse segmento, uma vez que não conseguia aumentar a sua
participação de mercado, que estava em torno de 3%.
A Parmalat utilizou, ainda, a estratégia mista, em que se prevê atribuição de um nome
ao produto sem o abandono da marca-mãe, que pode ou não ser o nome da empresa. Buscou,
com seus produtos da linha Dietlat, focar mais a linha Diet e Light do que a marca Parmalat,
para obter margens maiores nos produtos dessas linhas. O nome Parmalat de forma menos
destacada no rótulo da embalagem buscava legitimar a qualidade do produto. A linha de sucos
da Parmalat, conhecida pelo nome de Santal, também seguia a mesma estratégia mista
aplicada à linha Dietlat.
A Parmalat não apresentava uma identidade visual em todos os seus produtos, uma vez
que o seu logotipo não acompanhava as mesmas cores em todas as embalagens da empresa. O
logotipo aparecia em azul, rosa, branco, vermelho e verde. A identidade estratégica da
Parmalat, no entanto, transparecia em seus produtos, ao inovar a cada lançamento. A empresa
inovou, por exemplo, ao entrar no marketing esportivo no Brasil, patrocinando um time de
futebol.
A estratégia de marca da Parmalat pode ser dividida em duas etapas: a primeira
consistiu na fase de crescimento da marca no país onde o nome Parmalat queria ganhar
Revista de Ciências da Administração – v.6, n.11, jan/jul 2004 11