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Escala de Estratégias de Aprendizagem
A Escala de Estratégias de Aprendizagem (Oliveira, Boruchovitch & Santos,
2010), consta de 31 questões do tipo likert, com três alternativas (sempre, às vezes e
nunca). A análise fatorial, por componentes principais e rotação varimax, indicou uma
estrutura de três fatores sendo a menor carga fatorial de 0,384 e a maior de 0,707. O
alpha de Cronbach da escala toda foi de 0,79. De acordo com as autoras, o instrumento
apresenta índices aceitáveis de consistência interna, visto que os valores do alpha de
Cronbach das subescalas para Ausência de Estratégias de Aprendizagem Disfuncionais
foi de 0,80, Estratégias Cognitivas foi de 0,74 e Estratégias Metacognitivas foi de 0,62.
Os três fatores encontrados ficaram assim distribuídos: Ausência de
Estratégias Metacognitivas Disfuncionais (fator 1), Estratégias Cognitivas (fator 2) e
Estratégias Metacognitivas (fator 3). O fator 1 ficou composto por 13 itens (3, 7, 8, 12,
15, 19, 21, 23, 24, 25, 26, 28 e 30). Exemplos que avaliam essa dimensão podem ser
ilustrados pelos itens 3 e 7 “Você costuma estudar ou fazer o dever de casa na última
hora?” e “Você costuma desistir quando uma tarefa é difícil ou chata?”,
respectivamente. O fator 2 constituiu-se de 11 itens (1, 2, 4, 5, 9, 10, 11, 14, 16,17 e 20).
Exemplos como os itens 1 e 2 “Você costuma grifar as partes importantes do texto para
aprender melhor?” e “Quando você está fazendo uma redação, costuma fazer uma lista
de ideias antes de começar a escrever?”, respectivamente, avaliam essa dimensão. Por
fim, o fator 3 ficou composto por 7 itens (6, 13, 18, 22, 27, 29 e 31). Para exemplificar
essa dimensão, podem-se citar os itens 6 e 13 “Quando você estuda, costuma perceber
que não está entendendo aquilo que está estudando?” e “Você percebe quando está com
dificuldade para aprender determinados assuntos ou matérias?”, respectivamente. O
escore geral dar-se-á pela soma dos pontos obtidos. A alternativa sempre valerá 2