esteve presente na Obras Novas. A ordem e a hierarquia eram reveladas nos traçados e limites
das ruas, assim como preocupações com salubridade, embelezamento e comodidade
54
. Na
construção da Capital de Minas Gerais, o engenheiro politécnico teve a liberdade na escolha
da equipe de trabalho. Isto era um traço de Aarão Reis, pois, na Comissão de Obras Novas,
ele também requereu de forma enfática a escolha dos profissionais que compuseram a equipe.
Outra experiência importante foi o trabalho de fiscalização nas obras do açude
Cedro/Quixadá-Ce,
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que era chefiado pelo engenheiro Jules J. Revy. A sindicância dos
trabalhos do açude revelou fatos desagradáveis e trouxe desacordos entre estes engenheiros,
na época, esse acontecimento foi pauta dos principais jornais do Ceará e do Rio de Janeiro.
No seu relatório, Reis faz severas críticas às irregularidades técnicas, financeiras e
administrativas, alegando desordem, anarquia e mau uso do dinheiro público. A leitura do
relatório de fiscalização do açude Quixadá deixa aparente idéias de Aarão Reis que
sobreviveram até a Comissão de Obras Novas. A resolução do problema da seca pela
açudagem e a necessidade de efetuar um bom trabalho na realização de uma obra pública
56
.
No entanto, verifica-se que o cuidado com os regimentos técnico, financeiro e administrativo,
pontos importantes do projeto da Obras Novas, na prática, configurou-se de forma diferente e
que esses problemas também fizeram parte do cotidiano das obras chefiadas por Reis.
Fora a carreira técnica, Aarão Reis trabalhou deixando uma vasta produção
bibliográfica. Ao longo de sua carreira, ele traduziu várias obras francesas que tratam de
idéias sobre progresso, amor à humanidade e ao bem público
57
. Além disso, ele escreveu
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A concepção positivista do plano da cidade também é revelada no prédio, residência governamental, o Palácio
da Liberdade. Ele apresenta, em sua decoração interna, as palavras “Saudação, Trabalho, Fortuna e Esperança”,
além de símbolos à Ordem e ao Progresso, à Liberdade e à Fraternidade.
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Ainda durante o governo imperial, foi solicitado ao engenheiro estrangeiro, Jules J. Revy, um estudo acerca do
problema das secas. O engenheiro foi responsável pelo o estudo de três açudes: Boqueirão de Lavras, Cedro e
Itacolomí. Os estudos forneciam informações sobre as condições dos terrenos, área cultivável, aspectos da
região, entre outros. Com o projeto aprovado, em 1884, e tendo suspensos seus serviços diversas vezes, foi
concluído em 1906.
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Além desses dois relevantes trabalhos apontados acima, o engenheiro em questão teve outras funções
importantes: a de diretor-geral da Secretaria de Estado da Agricultura, Indústria, Viação e Obras Públicas(1889-
1990); diretor-geral da E. F. Central do Brasil, no período de 1906 a 1910; engenheiro- chefe da Estrada de Ferro
Elétrica da Tijuca (RJ); fundador e presidente da Empresa Industrial (Fábrica de Fósforos) Serra do Mar (1899-
1906); presidente do Automóvel Clube do Brasil (1909); diretor do Lloyd Brasileiro (1910); diretor dos Correios
e Telégrafos, do Banco da República, hoje Banco do Brasil, membro da Sociedade de Geografia e do Centro
Industrial da então Capital da República; membro da “Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional” e diretor da
“Liga do Ensino do Brasil, além de ter sido membro do Clube de Engenharia e sócio honorário da “Associação
dos Engenheiros Civis Portugueses”.
Aarão Reis atuou ainda como professor no curso secundário de Matemática
e Geografia e de Economia Política, Estatística, Direito Administrativo e Princípios de Contabilidade e
Navegação, na Escola Politécnica do Rio.
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A republica constitucional de laboulaye, em 1873 , a idéia de deus segundo littré, em 1878, e a escravidão dos
negros de condorcet, em 1881.