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RESUMO
Entendendo a Literatura como representação social, este trabalho faz uma análise do
romance regionalista A Barragem, da escritora sousense Ignez Mariz, o qual retrata a
história de uma família de retirantes nordestinos que, devido às adversidades causadas
pela seca de 1932, vai procurar as obras de açudagem em São Gonçalo. Com uma
linguagem fácil e construindo personagens marcantes, representativos de alguns sujeitos
sociais da época (década de 1930), a autora marca, em seu texto, mediante a ação dos
personagens, detalhes minuciosos da construção de mais um açude na década de 1930,
no sertão paraibano, além disso, ela valoriza o trabalho sertanejo, a educação e o papel
da mulher. Na pesquisa, tempo e espaço foram escolhidos como categorias de análise
contextualizadoras da representação social (calcada nas idéias de Moscovici e Jodelet)
exposta no enredo. Assim, Entre os Apitos da Casa-de-Força, A Barragem: da análise
textual à sala de aula, volta-se para a seguinte indagação: qual a contribuição de A
Barragem para a comunidade de São Gonçalo no que tange à representação de
aspectos sócio-histórico-culturais do referido lugar? No intento de responder esta
questão, este trabalho tem um pequeno viés etnográfico, sendo analítico-interpretativo,
com uma vertente bibliográfica e histórico-documental e baseia-se nos seguintes
objetivos gerais: 1) analisar, interpretar e compreender tempo e espaço, enquanto
categorias contextualizadoras de análise, no romance A Barragem; 2) buscar
compreender a representação de aspectos sócio-histórico-culturais de São Gonçalo no
enredo do romance A Barragem; 3) contribuir para a inserção de novas as práticas
pedagógicas no cotidiano escolar. E possuirá os seguintes objetivos específicos: 1) reler
analiticamente A Barragem; 2) identificar e analisar a representação de aspectos sócio-
histórico-culturais de São Gonçalo no romance de Ignez Mariz em questão; 3) planejar e
exercitar o estudo do romance em sala de aula. Para melhor contemplar os objetivos
propostos, o trabalho está dividido em duas partes: na primeira, é feita a revisão de
literatura e a análise da representação social de São Gonçalo em A Barragem. Na
segunda parte, são abordadas questões inerentes ao ensino (leitura literária, escrita,
formação docente, letramento entre outros temas) e a descrição e análise de uma
experiência didática com o referido romance em sala de aula. Por fim, retomamos a
questão norteadora e evidencia que São Gonçalo tem, sim, um texto literário, que A
Barragem, e que merece (por que não?) ser trabalhado em sala de aula, sobretudo no
sertão paraibano.
Palavras – chave: Literatura. Representação Social. Didatização do saber