Revisão da Literatura 60
Efeito do Fresamento com Alta Velocidade de Corte na Usinabilidade de Aços Ferríticos com Grãos Ultrafinos
produtividade, seria o uso de laminados, porém para aumentar a resistência mecânica do
material seria necessário o incremento de elementos de liga, tais como, Cr, Ti, Nb e B. Mas
isto não é um método razoável, pois estes elementos de liga reduzem a tenacidade do
parafuso. O uso de aços de grãos ultrafinos mostra-se como uma opção adequada para a
produção de parafusos, pois concilia elevada resistência mecânica com alta tenacidade.
Zhuang (2009) menciona que aços conformados a frio são amplamente
utilizados na indústria da construção. Estes aços devem apresentar boa conformabilidade. É
necessário que o material ofereça alta resistência mecânica, a fim de atender as demandas
para a construção civil. Uma possibilidade é a utilização do aço de médio carbono. O
tratamento térmico do aço é uma prática comum para melhorar as propriedades mecânicas
do material. No entanto, é difícil para o aço de médio carbono resistir a uma deformação
pesada durante a solicitação. Além disso, o uso de tratamentos térmicos nesses materiais
torna a produção mais cara.
Nesse contexto, o processamento termomecânico controlado pode melhorar a
microestrutura e as propriedades mecânicas de aços de baixo carbono. A microestrutura
refinada final pode ser obtida através do resfriamento acelerado após a laminação
convencional. O controle da temperatura do material durante a deformação é fundamental
para produzir uma região uniforme de ferrita equiaxial ultrafina. Nesse sentido, estruturas
ferríticas nanocristalinas e ultrafinas podem ser materiais estruturais avançados, devido à
sua alta resistência mecânica (RODRÍGUEZ-BACARALDO et al., 2008).
Segundo Gorni, Silveira e Reis (2007), os altos níveis de resistência mecânica
proporcionados pela microestrutura com grãos ultrafinos dos tubos de aço produzidos pelo
processo History (High Speed Tube Welding and Optimum Reducing Technology) permitem
que sua composição química apresente teores reduzidos, ou mesmo nulos, de elementos de
liga como cobre, cromo, molibdênio, titânio, nióbio e vanádio, entre outros. Isso não só reduz
o custo do aço, como também facilita sua reciclagem ao final da vida útil do componente,
além de reduzir o peso. Sendo assim, possíveis aplicações na área automobilística seriam
na confecção de colunas de direção, travessas para apoio da direção, eixos de propulsão,
juntas universais, estabilizadores, amortecedores, braços inferiores, eixos de rodas, barras
de impacto, eixos cardã, barras de cremalheira e eixos de direção.
A maioria das falhas ocorre na superfície dos materiais, incluindo fratura por
fadiga, desgaste, corrosão, etc, que sensibilizam a estrutura e as propriedades da superfície
do material. De acordo com Tao et al. (2002), a otimização da estrutura superficial e demais
propriedades podem efetivamente melhorar o comportamento global de um material. Além