Comportamentalismo. Escola de psi-
cologia que explica a aprendizagem como uma se-
qüência de modificações de comportamento, via
estímulos e reforços que atuam no seu ambiente.
Foi a base teórica inicial para métodos de auto-
instrução programada e, portanto, incorporada a
muitos sistemas de EAD tradicional.
Referem-se ao Direito Moral e ao
Direito Patrimonial. O Direito Patrimonial é permanen-
te e diz respeito aos direitos de um autor sobre a sua
obra. São direitos irrenunciáveis, inalienáveis e in-
transferíveis. O Direito Patrimonial é relativo ao direi-
to de propriedade intelectual: o autor dispõe de sua
obra para venda, empréstimo ou doação para o domí-
nio público. São direitos exclusivos do autor à publica-
ção, reprodução, utilização e alteração da obra. As-
sim, violar o direito autoral é crime previsto em lei.
Planejador, projetista.
Dots per Inch
. Pontos por Polegada. É uma
medida de resolução de imagens.
Maneira pela qual cada
pessoa se concentra, processa e retém as novas in-
formações, revelando diferenças no processamen-
to das informações.
Símbolos visuais utilizados para represen-
tar ações ou circunstâncias.
Podem referir-se a uma série de sinais
gráficos usados em figuras e textos. Alguns exem-
plos são: diagramas, gráficos, mapas, desenhos,
fotos etc.
São observações apre-
sentadas para ajudar o aluno a passar para um no-
vo tópico; são conexões com os próximos pontos a
serem estudados.
Para a aprendizagem ser significati-
va, os temas sob estudo precisam fazer sentido
para o aluno, e o sentido ocorre quando a nova in-
formação “ancora-se” nos saberes que o aprendiz
já tem.
Perguntas que podemos fa-
zer, ao aluno, e que não exigem, obrigatoriamente,
uma resposta formal, como se fosse um exercício.
São questões para ajudar o aluno a refletir sobre
determinadas idéias e que o fazem parar e pensar
sobre o assunto.
Proposta por
Gardner (1994). As inteligências múltiplas são: Inteli-
gência Lógico-matemática; Inteligência Lingüística;
Inteligência Musical; Inteligência Visual-espacial;
Inteligência Corporal-cinestésica; Inteligência
Interpessoal, Inteligência Intrapessoal e Inteligência
Naturalista. Defende que todas as inteligências estão
presentes nas pessoas, mas com predominância de
uma ou mais áreas.
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