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Texto do Jornal Tribuna
Capa: Unatec inaugura agência de comunicação integrada
Chamada: a iniciativa reforça o pioneirismo da instituição e sua liderança no mercado.
Matéria: Unatec sai a frente mais uma vez
Será inaugurada, no dia 25 de outubro, a Agência Experimental de Comunicação da UNATEC,
a única do Brasil dentro de um curso tecnológico. A professora de empreendedorismo do 4º
período do curso de comunicação empresarial, Maria Flávia Bastos, conta que o projeto surgiu
no final de 2005, quando ela foi convidada a ministrar a disciplina. “A UNA é uma escola que
trabalha o tempo todo para que seus alunos fiquem preparados para o mercado e esta
disciplina é preparatória. Os tecnólogos são mercadológicos e como o curso tem apenas dois
anos, é muito importante que eles tenham vivências. Com a agência, nossos alunos terão uma
visão global de tudo que aprenderam, atendendo a clientes reais e fazendo diagnósticos,
prevendo e propondo uma intervenção, uma vez que a função do comunicador é apontar a
ideal política de comunicação a ser seguida”, explica. Ainda segundo Maria Flávia,
empreendedorismo não pode se separar da criatividade e inovação e para que uma pessoa
seja empreendedora, ela precisa utilizar dessas duas virtudes. “Empreendedor não é apenas
aquele sujeito que tem sua própria empresa, mas aquele que, mesmo como funcionário de
uma, saiba colaborar também”, finaliza.
A agência experimental recebeu o nome de Fortuna, indicado pela aluna Edielma Araújo. Para
ela, o nome sugere fortuna de idéias, fortaleza, além de carregar e reforçar o nome da
instituição. “Escolhi e dei esta sugestão pensando que Fortuna é sinônimo de coisas boas e
está ligada ao sucesso financeiro. E para nós, alunos, este nome está sintonizado com a
concretização dos nossos sonhos como profissionais e com os esforços para a conquista de
nossos ideais, também queremos ser afortunados na vida particular e profissional”, explica.
A Fortuna, que é sem fins lucrativos, conta com a participação ativa de 40 alunos do último
período de comunicação empresarial e atende a clientes reais como cooperativas, associações
de bairros e ONGs. “Um dos focos da UNA é a responsabilidade social e é muito importante
atuarmos nessa área”, comenta Maria Flávia.
Os alunos foram divididos em seis grupos que ficaram responsáveis por clientes diferentes.
Primeiro, foi feita a captação. Um contrato foi assinado e documentado, confirmando que os
alunos entregarão um planejamento estratégico de comunicação, e que a aplicabilidade desde
projeto ocorrerá por conta do cliente.
De acordo com a professora, os estudantes foram separados por sorteio para que aprendam e
se acostumem a trabalhar com pessoas que não sejam tão ligadas, uma vez que não se
escolhe os colegas de trabalho.
O aluno Paulo Henrique Bernardino é o administrador da agência e atua com planejamento e
tráfego. Para ele, a Fortuna significa uma realização. “O entusiasmo da ‘família Unatec’ com a
agência e a dedicação dos alunos, professores e administração da instituição levam a crer que
não é só o pioneirismo que vai marcar a história da Fortuna, mas a excelência em
comunicação empresarial no mercado”, declara.
A instituição escolhida pelo grupo de Paulo foi a Cresap, Vinha do Senhor, localizada no bairro
Santa Rosa. Ela tem a missão evangelizadora e atua com assistência social, fazendo doações
de cestas básicas à famílias carentes, orientação sobre cuidados com saúde e assistência à
ex-drogados.
Paulo Henrique conclui dizendo que com a criação da Fortuna, a UNA confirma sua crença no
sucesso dos cursos tecnológicos e avança na quebra do paradigma, ainda presente no meio
acadêmico, de que cursos tecnológicos são fáceis por serem rápidos e não têm o ‘mesmo
peso’ dos cursos de nível bacharelado. E cita Albert Einstein: “É mais fácil quebrar um átomo,
que quebrar um mito”.
Para a coordenadora do curso de comunicação empresarial, Kenya Valadares, a idéia da
agência é proporcionar condição aos alunos de sair da faculdade com seu próprio portifólio.
“Com esse projeto, eles têm a possibilidade de fazer a junção das competências e habilidades
de todos os módulos do curso, pois é uma proposta multidisciplinar já que as demais
disciplinas tendem a dar um enfoque e uma ajuda específica na construção do material dos
clientes. E o trabalho bem executado desses alunos significa uma abertura de portas para eles
e reafirma a qualidade dos profissionais que estamos colocando no mercado. Rompem duas
barreiras: a primeira, o pioneirismo, e a segunda, a valorização do curso tecnológico”, afirma.