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Não obstante, a ênfase sobre as doutrinas da pessoa do Espírito Santo,
batismo no Espírito Santo e santificação seja o foco principal do pentecostalismo, os
pentecostais não negligenciam o corpo doutrinário fundamental da fé cristã. As
igrejas pentecostais clássicas, como as Assembléias de Deus, crêem:
. em um só Deus eterno, subsistente em três pessoas: o Pai, eterno e
imutável; o Filho, eternamente gerado do Pai; e o Espírito Santo,
procedente do Pai e do Filho (Dt 6.4; Mc 12.29; Mt 28.19; Jo 1.14,18;
14.16, 26; 15.26);
. na divina inspiração da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé
normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17);
. na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua
ressurreição corpórea dentre os mortos e em sua ascensão vitoriosa aos
céus (Is 7.14; Rm 8.34; At 1.9);
. na pecaminosidade do homem, que está destituído da glória de Deus, e
que somente pelo arrependimento e pela fé na obra expiatória e redentora
de Jesus Cristo pode ser restaurado a Deus (Rm 3.23; At 3.19);
. na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Jesus Cristo e
pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o
homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8);
. no perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna
justificação da alma, recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício
efetuado por Jesus Cristo em favor do homem (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-
26; Hb 7.25; 5.9);
. no batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez, em
água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou
o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12);
. na necessidade e na possibilidade que o crente tem de viver vida santa
mediante a obra expiatória e redentora de Jesus Cristo no Calvário, através
do poder regenerador de Jesus Cristo no Calvário, através do poder
regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que capacita o
crente a viver como fiel testemunha do poder de Cristo (Hb 9.14; 1 Pe
1.15,16);
. no batismo bíblico com o Espírito Santo, como bênção distinta do novo
nascimento, que é dado ao crente por Deus mediante a intercessão de
Cristo, com a evidência física inicial do falar em outras línguas, conforme
sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7);
. na ordenança do Senhor Jesus Cristo da celebração da Ceia, consistindo
de pão e fruto da videira como símbolo do seu corpo e sangue, relebrando
e anunciando o seu sofrimento e a sua morte vitoriosa até que Ele venha
(Mt 26.26-30; 1 Co 11.23-32);
. na atualidade dos dons espirituais, distribuídos pelo Espírito Santo à igreja
para sua edificação, conforme a sua soberana vontade ( 1 Co 12.1-12);
. na segunda vinda pré-milenial de Cristo, em duas fases distintas: primeira
_ invisível ao mundo, para arrebatar a sua igreja fiel da terra, antes da
Grande Tribulação; segunda _ visível e corporal, com sua igreja glorificada,
para reinar sobre o mundo durante mil anos ( 1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.51-54;
Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14);
. que todos os crentes comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para
receber a recompensa dos seus feitos em favor da obra de Cristo na terra
(2 Co 5.10);
. no juízo vindouro, que justificará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-
15);
. na vida eterna, de gozo e felicidade, para os fiéis, e no castigo eterno, de
tormento e tristeza, para os infiéis (Mt 25.46).
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ARAUJO, 2007, p. 562-563. É curioso perceber que no Credo das Igrejas Assembléias de Deus no
Brasil está registrado que crêem “No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na