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anteriormente. Essa identificação se dá na medida em que consideramos os
períodos modalizados com futuro simples “isso irá substituir...”, “elas vão ficar...”,
além do presente simples com a indicação do que deve ser “feito”.
Essa categorização, assumida pelos participantes do diálogo, ajuda a
construir a perspectiva de conhecimento concreto e a noção de segurança total por
parte de cada um em relação às suas afirmações. No mesmo sentido, a utilização,
durante o diálogo, de palavras como “possivelmente”, “provavelmente” e “acho”
indicam a autoridade dessas afirmações.
Até este momento estamos analisando a coesão no que diz respeito à
função relacional entre as orações, podendo ser usada para a compreensão os
“esquemas retóricos” nos textos. Nesta pesquisa especificamente, o padrão que
predomina nos períodos é a descrição seguida de explicação (propósito ou razão).
Nesse sentido é que Fairclough (2001, p. 218) cita Halliday (1985, p. 202-
227) sobre a descrição de tipos importantes de relação funcional entre as orações.
Em nosso trabalho, utilizaremos os períodos (orações) inteiros para essa análise.
Os três tipos de função definidos por Halliday (1985 apud Fairclough, 2001)
são: “elaboração”, “extensão” e “realce”. Na elaboração, um período ou oração
elabora o sentido de outra oração por meio de uma especificação ou até mesmo de
uma descrição desta outra oração, ou seja, procura refazê-la, exemplificando-a ou
dando maior esclarecimento a seu sentido.
A extensão, por sua vez, amplia o sentido de outra oração, acrescentando
dados novos. Os marcadores, segundo Halliday (1985 apud Fairclough, 2001),
podem aparecer mediante adição (marcada por “e”, “além disso”, “mais uma vez”,
etc.), relação adversativa (marcada por “mas”, “porém”, “entretanto”, etc.) ou de
variação (marcada por “ou”, “talvez”, “em vez de” , etc.).
Em relação ao realce, uma oração, como o próprio nome diz, realça o
significado de outra, qualificando-a de diferentes perspectivas: relação de tempo,
lugar, modo, à causa ou à condição.
Para nosso trabalho, as relações causais (relações de propósito ou razão)
predominam durante todo o texto. Entretanto, podemos encontrar os três tipos de
relação funcional entre as orações, o que nos leva a compreender as formas