138
• Presto atenção se esses materiais me dizem algo em relação ao seu caráter: sutil,
delicado, denso, agressivo, rígido, austero, impreciso, irregular, sinuoso, afetivo,
quente, neutro, imparcial, provocante, assustador, apaixonante etc
• Crio grupos que relacionem os materiais por alguma qualidade em comum, alguma
qualidade complementar a outra, ou por contraste de qualidades:
Ex: duas maneiras de cores e padrões diferentes, um papel e uma madeira de cores
complementares, o grafite em pó, denso e opaco, com o papel celofane, leve e
transparente.
• disponho esses materiais espalhados no ateliê, agrupados.
• Procuro em pastas e arquivos por outros desenhos e estudos já realizados.
• agrupo esses desenhos aos materiais tendo em vista novamente qualidades em
comum, complementares ou contrastantes. Por exemplo: o conjunto de um desenho
saturado por linhas negras, rápidas, irregulares que sangrem a página em relação à
uma matriz de mimeografo onde sobraram resquícios da exposição à luz que
formam linhas muito suaves
• Procuro alguma emoção que sirva de começo e dê força pra minha interação. Às
vezes essa emoção está latente em mim e é decorrência de algum acontecimento
vivido. Em outras vezes me deixo contaminar por alguma emoção gerada por algum
desenho antigo ou por algum material. Exemplo: raiva, incômodo, ganância,
passividade, soberba, bem estar, mal estar, leveza, opressão, vingança, amor.
• Procuro algum conceito de arte, filosofia, design ou ciência que eu tenha estudado
e que tenha alguma relação com o que percebo dos materiais e com as emoções
que suscitam. Ex: repetição, seriação, modularidade, a linha como elemento
modular, abstração, mímesis, ambiente de exposição, cinética, composição química,
esboço e obra, ser um autor, ser um artista, contemporaneidade, multiplicidade,
incerteza, imprecisão, vulgaridade, sagrado, profano.
• Manipulo os materiais ou objetos e presto atenção nos efeitos que essa
manipulação gera. Exemplo: descasco, dobro, vinco, rasgo, amasso, desgasto,
sobreponho, justaponho, grudo, colo, molho, seco, viro, ponho do avesso.
• Interajo com os materiais usando algum instrumento: risco com grafite, arranho
com goivas e chaves de fenda, serro, prego, pinto etc.
• Se a primeira ação é muito observada.