110
pegada ecológica devem se concentrar, de modo que todos possam viver
dentro dos limites ambientais da Terra e ampliar o bem-estar para todos.
Além do FIB e do HPI, podemos destacar também o ranking promovido
pela revista de economia Forbes
158
, denominado “The most happy city of the
world"
159
– em português, “A cidade mais feliz do mundo”
160
– com dez capitais
de todo o mundo, na tentativa de averiguar em qual delas as pessoas seriam,
de fato, mais felizes. Para chegar a esse resultado a pesquisa realizou
entrevistas. Foram, ao todo, computados os ‘votos’ de dez mil pessoas de 20
países, as quais participaram da pesquisa de mercado, realizada pelo GfK
Custom Research
161
North America e pelo consultor Simon Anholt
162
.
Liderando a lista está a cidade brasileira Rio de Janeiro. Em segundo
lugar ficou a capital australiana, Sydney, seguida de Barcelona, na Espanha.
Em quarto ficou a cargo de Amsterdã, na Holanda. Anholt afirmou que "é uma
pesquisa de percepção, não da realidade", disse o consultor à revista norte-
americana. A relação completa com todos os países participantes está na
Tabela 32.
Além dos indicadores acima, há também outros sobre os quais cabe
mencionar.
O Satisfaction With Life Index (ou, em português, Índice de Satisfação
com a Vida) foi criado por Adrian G. White
163
, Psicólogo da Universidade de
158
Forbes é uma revista de economia, finanças e negócios norte-americana, fundada em 1917
por B. C. Forbes. Seus principais concorrentes a nível nacional são a Fortune, que, assim
como a Forbes, é publicada duas vezes por semana, e a BusinessWeek. A revista é mais
conhecida por suas listas, como a das personalidades e empresas mais ricas do mundo.
159
GREENBURG, Zack O'Malley. The World's Happiest Cities: Ten urban centers closely
associated with unmitigated joy. Acesso em setembro de 2009. Disponível em:
<http://www.forbes.com/2009/09/02/worlds-happiest-cities-lifestyle-cities.html
> Acesso em:
jan.2010.
160
GREENBURG, Zack O'Malley. The World's Happiest Cities: Ten urban centers closely
associated with unmitigated joy
. Disponível em: <http://www.forbes.com/2009/09/02/worlds-
happiest-cities-lifestyle-cities.html> Acesso em: jan.2010.
161
A GfK Custom Research, estabelecida em 1934, é o maior instituto de pesquisa de
mercado. Foi fundado por uma associação de professores universitários. O instituto, com sede
na Alemanha, tem expandido para outros países e em todos os domínios de pesquisa de
marketing.
162
Simon Anholt é um conselheiro do governo britânico especializado nas questões políticas e
no conceito que ele mesmo cunhou, o "nation branding" - em português seria o equivalente a
"marca da nação". Anholt assessorou vários governos e edita a revista Place Branding e Public
Diplomacy. Ele é um membro do governo britânico e aconselha uma série de outros governos
em suas estratégias de marca, vários deles países em desenvolvimento, em colaboração com
as Nações Unidas.
163
Adrian White é psicólogo da Universidade de Leicester e é responsável pela primeira
projeção global das diferenças internacionais no que diz respeito ao bem-estar subjetivo,