14
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................. 16
1.1 APRESENTAÇÃO.......................................................................................... 16
1.2 JUSTIFICATIVA............................................................................................. 18
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-EMPÍRICA.................................................... 20
2.1 O TURISMO................................................................................................... 20
2.1.1 Conceituação.............................................................................................. 21
2.1.2 Elementos básicos do turismo.................................................................... 21
2.1.2.1 Demanda.................................................................................................. 22
2.1.2.2 Oferta....................................................................................................... 23
2.1.2.3 Espaço geográfico.................................................................................... 26
2.1.2.4 Operadoras de turismo............................................................................. 26
2.1.3 O turismo como indústria............................................................................ 27
2.1.4 Tipos e formas de turismo........................................................................... 28
2.1.5 Abordagens do turismo na interdisciplinaridade......................................... 31
2.1.6 Panorama do setor de turismo.................................................................... 32
2.1.6.1 Panorama mundial do turismo................................................................. 33
2.1.6.2 Panorama nacional do turismo................................................................. 36
2.1.6.3 Panorama estadual e regional do turismo................................................ 40
2.1.7 Alguns estudos do turismo no Paraná........................................................ 45
2.2 COMPETITIVIDADE...................................................................................... 47
2.2.1 Conceitos.................................................................................................... 48
2.2.2 Fatores que induzem à competitividade...................................................... 51
2.2.2.1 Inovação................................................................................................... 52
2.2.2.2 Produtividade .......................................................................................... 53
2.2.2.3 Tecnologia................................................................................................ 53
2.2.2.4 Pessoas.................................................................................................... 54
2.2.2.5 Redes de empresas................................................................................. 54
2.2.2.6 Ação do governo...................................................................................... 54
2.2.3 Modelos de análise de competitividade...................................................... 56
2.2.3.1 Modelo do diamante de Porter................................................................. 57
2.2.3.2 Modelo de competitividade sistêmica de Altenburg................................. 59
2.2.3.3 Modelo de competitividade sistêmica de Meyer-Stamer.......................... 61
2.2.3.4 Modelo de competitividade sistêmica de Coutinho e Ferraz.................... 63
2.3 DESENVOLVIMENTO REGIONAL................................................................ 65
2.3.1 Dimensões do desenvolvimento regional.................................................... 68
2.3.2 Modelos de crescimento e desenvolvimento regional................................. 69
2.3.3 Desenvolvimento Sustentável.....................................................................
2.3.4 Papel das instituições no desenvolvimento regional...................................
73
75
2.3.5 Facilitadores e barreiras ao desenvolvimento regional............................... 77
3. METODOLOGIA.............................................................................................. 79
3.1 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA..................................... 80
3.2 DELINEAMENTO E DESIGN DA PESQUISA............................................... 86
3.3 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA...................................................................... 86
3.3.1 População................................................................................................... 86
3.3.2 Fonte e coleta de dados.............................................................................. 87
3.4 TRATAMENTO DOS DADOS........................................................................ 87
3.5 LIMITAÇÕES DO ESTUDO........................................................................... 87