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usuário está com o pé sobre ela, e, outro no pedal de freio, para permitir o acionamento
do freio-motor apenas com um toque do pé do motorista, sem a necessidade de exercer
força para seu pressionamento. Até então estas ações necessitavam do pressionamento
dos pedais até um determinado ponto, o que não condizia com a realidade. Além disto, a
falta de precisão dos sensores analógicos utilizados, por vezes fazia com que o
acionamento do freio-motor e a verificação do pressionamento da embreagem, não
fossem detectados ou fossem detectados de forma incorreta.
De forma geral, de acordo com relatos dos instrutores durante o teste, o sistema
comportava-se de forma similar à realidade e o percurso utilizado para testes era
condizente com as condições das estradas brasileiras.
7.2. Testes de validação do protótipo
Com a finalidade de verificar a qualidade e eficiência do protótipo do simulador
desenvolvido, em relação à qualidade dos dispositivos de entrada de dados, da interface
gráfica utilizada e da forma de coleta e análise de dados referentes à direção econômica,
foi realizada uma avaliação empírica com uma amostra de 14 usuários, sendo divididos
em dois grupos. O primeiro, com 6 participantes, composto por instrutores de aulas
práticas de direção econômica e o segundo, com 8 participantes, todos motoristas de
caminhão. Do grupo de motoristas, 75% identificaram-se como sendo trainees, ou seja,
motoristas em treinamento, e 25% identificaram-se como sendo motoristas profissionais.
Para os dois grupos de usuários foram realizados testes distintos. Para o primeiro
grupo, composto por instrutores, os testes buscavam verificar se o simulador serviria de
fato como uma ferramenta para a elaboração de um parecer a respeito do desempenho
de um motorista em treinamento, além de verificar suas opiniões a respeito dos
dispositivos de interação e do AV apresentado.
Já para o segundo grupo de usuários, os motoristas, os testes visavam
determinar se o sistema era capaz de captar as mesmas violações do uso das técnicas de
direção econômica que um instrutor captava, além de verificar sua sensação de presença
utilizando o simulador e a sua avaliação sobre os dispositivos físicos e sobre o AV.
Durante a realização dos testes com os motoristas houve a necessidade da
presença de um instrutor de direção econômica para registrar as violações que ele
percebia que o motorista cometia. Antes da realização dos testes com os motoristas foi