a etapa ortográfica caracteriza-se pelo acesso à leitura corrente. A leitura silenciosa
torna-se fluente e rápida, pois agora está mais baseada em um acesso direto ou
léxico que em uma recodificação fonológica sistemática.
Portanto, o processo de alfabetização obedece a uma ordem em relação ao
aprendizado da leitura e escrita.
Leitura logográfica: As crianças tratam as palavras como se fossem desenhos e
usam pistas contextuais em vez de decodificação alfabética;
Escrita logográfica: As crianças adquirem um vocabulário visual de palavras,
incluindo seus próprios nomes, mas não são influenciadas pela ordem em que as
letras aparecem nas palavras, exceto pela letra inicial;
Escrita alfabética: As crianças tornam-se capazes de fazer acesso à
representação fonológica das palavras, bem como de isolar fonemas individuais e
de mapeá-los nas letras correspondentes. Contudo, de modo a poder fazê-lo, elas
precisam conhecer as correspondências entre os grafemas e os fonemas;
Leitura alfabética sem compreensão: As crianças tornam-se capazes de converter
uma seqüência de letras em fonemas; contudo elas ainda são incapazes de
perceber o significado que subjaz à forma fonológica que resulta da decodificação
fonológica;
Leitura alfabética com compreensão: As crianças tornam-se capazes de
decodificar tanto a fonologia quanto o significado da palavra. Elas fazem acesso
ao significado ouvindo a retroalimentação acústica que resulta do processo de
decodificação fonológica;
Leitura ortográfica: As crianças tornam-se capazes de ler por reconhecimento das
unidades morfêmicas, ou seja, passando a fazer acesso direto ao sistema
semântico;
Escrita ortográfica: As crianças tornam-se capazes de escrever usando um
sistema léxico-grafêmico que dá conta da estrutura morfológica de cada palavra.
(CAPOVILLA & CAPOVILLA, 2000, P. 11).
De acordo com Capovilla e Capovilla (2000), há três diferentes estratégias
para a leitura e a escrita: as estratégias logográfica, fonológica e lexical, que se
desenvolvem nas fases logográfica, alfabética e ortográfica, respectivamente.
Em suma, segundo Morton (1969), a leitura competente desenvolve-se de
acordo com um modelo de processo duplo. O acesso à pronúncia e ao significado
pode ser obtido por meio de duas estratégias ou processos, um direto e outro
indireto. A estratégia indireta envolve mediação fonológica e é chamado processo
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