123
Programas de Pós-graduação em Comunicação), 2004, São Bernardo do Campo. cd-room do XIII
Encontro Anual da Compós. São Bernardo do Campo: Compós-Umesp, 2004.
________________. Dos Gêneros Musicais aos cenários musicais: uma viagem da Cidade de Deus à
Lapa a partir das canções de MV Bill e Marcelo D2 In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação, Intercom, 2005, Rio de Janeiro. cd-room do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências
da Comunicação, Intercom: 2005.
KUBIK, Gerhard. Angolan traits in black music, games and dances of Brazil: a study of african
cultural extensions overseas. Lisboa: Centro de Estudos de Antropologia Cultural, Estudos de
Antropologia Cultural n. 10, 1979.
______________. Drum Patterns in the “Batuque” of Benedito Caxias in L.A.M.R. vol. 11: n.2:
Fall/w 1990, University of Texas Press.
MARTIN, André. O Bairro do Brás e a Deterioração Urbana. Dissertação de Mestrado, 1984.
MATOS, Maria Izilda Santos de. A Cidade que Mais Cresce no Mundo – São Paulo território de
Adoniran Barbosa, in São Paulo em Perspectiva, Julho, Setembro, 2001, vol. 15, número 3, pp. 50-57.
versão on line em http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v15n03/v15n03_07.pdf.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Metrópole em Sinfonia: História, Cultura e Música Popular na São
Paulo dos anos 30, São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
MOURA, Fernando e VICENTE, Antônio. Jackson do Pandeiro, o rei do ritmo, São Paulo: Ed. 34,
2001.
MYERS, Helen. Ethnomusicology: An introduction, New York: W.W. Norton & Company, 1995.
NAPOLITANO, Marcos e WASSERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba: a questão das
origens mo debate historiográfico sobre a música popular brasileira, São Paulo, SP: Revista
Brasileira de História, on line, vol. 20, n. 30, 2000, pp. 167-189. versão on line em
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-018.
NEPONUCENO, Rosa. Música caipira – Da roça ao rodeio, São Paulo: Ed. 34, 2005.
NETO, José Borges. Música é Linguagem? In Revista eletrônica de musicologia, volume IX –
Outubro de 2005. versão on line em http://www.rem.ufpr.br/REMv9-1/borges.html.
PASCHOAL, Márcio. Pisa na Fulô Mas Não Maltrata o Carcará – Vida e Obra do Compositor João
do Vale, o Poeta do Povo, Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2000.
PEREIRA, Verônica Sales. Mobilidade Social e Cidadania: A Contrução da Cidade e do Cidadão na
Experiência de Migrantes Nordestinos que Ascenderam Socialmente. Dissertação de Mestrado, 1997.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933), Rio
de Janeiro: Zahar / Ed. UFRJ, 2001.
SANTOS, Fatima Carneiro, por uma escuta nômade: a música dos sons da rua. São Paulo, SP:
EDUC, 2002.
SANTOS, José Faria dos. Luiz Gonzaga: A Música como Expressão do Nordeste, São Paulo: Ibrasa,
2004.
SANTOS, Milton. Território e dinheiro in: programa em pós-graduação em geografia da UFF.
Território, Territórios. Niterói: PPGEO-UFF/ AGB - Niterói. 2002.
SCHAFER, R. Murray, A Afinação do Mundo: Uma exploração Pioneira pela história passada e pelo
atual estado do mias negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora, São Paulo:
Editora da Unesp, 2001.
SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A Canção no Tempo – 85 anos de músicas
brasileiras, 2 volumes, São Paulo, SP: Editora 34, 1997.
SINGER Ben, Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionailismo popular in CHARNEY e
SCHWARTZ, O cinema e a Invenção da Vida Moderna, Tradução: Regina Thompson. São Paulo:
Cosac & Naify Edições, 2001.
SOVIK, Liv. O Haiti é aqui / O Haiti não é aqui: música popular, dependência cultural e identidade
brasileira na polêmica Schwarz-Santiago. In: Estudios y otras prácticas intelectuales latinoamericanas
em cultura y poder ed.Caracas : CLACSO/UCV, 2002, p. 87-96.
STOKES, Martin (ORG). Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of the Place, Berg
Publishers, Oxford, 1997.
TAGG, Philip. Analyzing Popular Music: Theory, Method and Practice, in Popular Music, 2, 1982,
pp. 37-65. Versão on line obtida em http://www.tagg.org/articles/xpdfs/pm2anal.pdf
.