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em percentuais superiores à média estadual (53,03%). O número de escolas particulares nessa
fase também é inferior à média das outras cidades (33,33%, contra 13,79%).
Tab. 24 - Número de Escolas x Tipo de Estabelecimento
Estabelecimento Pré-Escolar Fundamental Médio Superior
Municipal 32 71,11% 34 53,13% 1 5,56% 0 0,00%
Estadual 0 0,00% 14 21,88% 11 61,11% 0 0,00%
Federal 0 0,00% 0 0,00% 0 0,00% 1 25,00%
Particular 13 28,89% 16 25,00% 6 33,33% 3 75,00%
Total 45 100,00% 64 100,00% 18 100,00% 4 100,00%
Fonte: Elaboração própria, a partir de dados do IBGE, Ministério da Educação e INEP. Dados de 2008, exceto em relação à educação
superior (dados de 2007).
Tomando-se o número de matrículas como variável (tabela 25), a participação
municipal salta à frente, com expressivos 77,08% dos estudantes em fase pré-escolar, 52,76%
no ensino fundamental e 11,52% no ensino médio, sendo o primeiro e o último bastante
superiores à média estadual.
A atuação do Estado é alta no ensino fundamental (29,17%, contra média de
19,38%), mas abaixo do esperado no ensino médio, sua principal competência (72,37% das
matrículas, contra 79,92% na média). Essa baixa participação da escola pública no ensino
médio resulta na melhoria da atuação do ensino privado nesse segmento, único dos quais onde
se encontra próximo à média estadual.
Tab. 25 - Número de Matrículas/Percentuais/Fase Escolar/Ente da Federação
Pré-Escolar Fundamental Médio Superior
Municipais 2.115 77,08% 9.659 52,76% 528 11,52% 0 0,00%
Estaduais 0 0,00% 5.339 29,17% 3.318 72,37% 0 0,00%
Federais 0 0,00% 0 0,00% 0 0,00% 440 11,59%
Particulares 629 22,92% 3.308 18,07% 739 16,12% 3.355 88,41%
Total 2.744 100,00% 18.306 100,00% 4.585 100,00% 3795 100,00%
Fonte: Elaboração própria, a partir de dados do IBGE; Ministério da Educação; INEP. Dados de 2008, exceto referente a ensino superior –
dados de 2007.