105
JOLY, M.C.R.A e SILVEIRA, M.A. Avaliação preliminar do Questionário de Informática
Educacional (QIE). Psicologia em Estudo,8. EDTEC, 2003.
KENSKI, V.M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.Porto
Alegre: Sulina, 2002
LESSA, A.B.C. Transformação: Uma Experiência de Ensino. In CELANI, M.A.A (org.).
Professores e Formadores em Mudança. Campinas, Mercado de Letras, 2003.
MCKENZIE, W; MURPHY.D. I Hope This Goes Somewhere: Evaluation of na Online
Discussion Group.Australian Journal of Educational Technology, 2000.
MARTINS FONTES, M. C. Aprendizagem de inglês via internet: descobrindo as
potencialidades do meio digital. 2002. 217 f. Tese de Doutorado em Lingüística Aplicada e
Estudos da Linguagem. LAEL, PUC, São Paulo, 2002.
MEC. Relatório final da comissão assessora para educação superior a distância (portaria
ministerial nº 335/2002), 2002. Disponível em: http://www.rau-tu.unicamp.br/nourau/
ead/document/?down=21 Acessado em 08/10/10
MELLO, D.M. e MIGLIORANÇA, C.R. Ensino de Línguas Estrangeiras via MSN
Messenger: O processo de ensino e aprendizagem na prática de WebTandem. Relatório
Parcial de pesquisa de Iniciação Científica apresentado ao CNPq (Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na Universidade Federal de Uberlândia, em
2008. 16 p.
MOORE, M.G. Three Types of Interaction. In: HARRY,K.;JOHN,M.;KEEGAN,D.(Eds)
Distance Education:New Perspectives. London/New York: Routledge, 1993.
MORAN, J.M. ; MASETTO, M.T. ; BEHRENS, M. A Mediação Pedagógica e o Uso da
Tecnologia. In: MORAN, J.M. ; MASETTO, M.T. ; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e
Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. Cap.3
NA UBON, A.; KIMBLE, C. 2003. Supporting the Creation of Social Presence in Online
Learning Communities Using Asynchronous Text-Based CMC. Disponível em
[http://www.cs.york.ac.uk/mis/docs/TTLHE.pdf]
NUNAN, D. Research Methods in Language Learning. Cambridge: CUP, 1992.
PAIVA, V.M. A WWW e o Ensino de Inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, V.1,
no 1, p.93-116, 2001.
__________ Aprendendo Inglês no Ciberespaço. In PAIVA, V.M. A (org.) Interação e
Aprendizagem em Ambiente Virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001: 270
– 305.