![](bga7.jpg)
166
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000
BROUGERE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, jul.
1998.
CANARIO, Rui. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Educação Unisinos, volume 12,
número 2, maio - agosto 2008, p 73 – 81.
CANARIO, Rui. Escola – crise ou mutação? In NÓVOA, Antonio (org.) Espaços de educação,
tempos de formação. Lisboa. Fudação Calouste Gulbekian, 2002, p. 141 – 151.
CERISARA, Ana Beatriz, ROCHA, Eloisa Acires CandalIn e SILVA FILHO, João Josué da:
Tizuko Morchida Kishimoto; Júlia Oliveira-Formosinho. (Org.). Formação em contexto: uma
estratégia de integração. 1 ed. São Paulo, 2002, v. 1, p. 203-236.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHERVEL, André. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa.
Teoria e Educação, Porto Alegre, v.2, p.177-229, 1990.
CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée
Sauvage, Argentina, 1991.
CORSARO, William. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In Müller, Fernanda e
CARVALHO, Ana Maria Almeida (Orgs). Teoria e Prática na pesquisa com crianças: diálogos
com William Corsaro. São Paulo. Cortez, 2009, p. 31 – 50.
CORSARO, William. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos
etnográficos com crianças pequenas. Educ.Soc., maio/ago. 2005a, vol.26, no.91, p.443 - 464.
CORSARO, William e MOLINARI, Luisa. I Compagni: Undertanding children´s transition from
preschool to elementary school. New York:Teachers College Press, 2005b.
CORSARO, William. Friendship and peer culture in the early years. Norwood, N.J.: Ablex,
1985. (Reimpresso em: HANDEL, G. (Ed.). Childhood socialization. (New York: Aldine, 1989,
2001).
CORSARO, William. The Sociology of Childhood. California: Pine Forge Press, 1997.
DELGADO, Ana Cristina Coll; SCHUELER, A. F. M.; MULLER, F. Festivities for children in
Brasil, 2006 (Relatório de pesquisa).
DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas
com as crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, Maio/Ago. 2005, v. 35, n. 125.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Ed. Nacional: 1971
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as idéias lingüísticas do circulo de Bakhtin.
Curitiba: Criar Edições, 2003.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; GONÇALVES, Irlen Antônio; VIDAL, Diana Gonçalves;
PAULILO, André Luiz A cultura escolar como categoria de análise e como campo de
investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, 2004, vol.30, n. 1. (p.
139 – 159).
FERREIRA, Manuela. O Trabalho de Fronteira nas relações entre géneros em espaços de
"brincar ao faz-de-conta. Revista Ex Aequo, nº 7. Oeiras, Celta, 2002, 113-128.
FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria &
Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUSS, Hubert; RABINOW, Paul. Uma
trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense,
1995A. p. 231-249.
FOUCAULT, Michel. O poder psiquiátrico. São Paulo: Martins Fontes, 2006.