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desaparecimento de empresas, em qualquer uma das fases do CVO é
aceito e evidencia um fenômeno constante nas empresas do mundo
inteiro.
No caso das organizações que desaparecem por processo de
falência, fica evidenciado que as ações desencadeadas com o intuito de
recuperar a empresa não foram efetivas (MADEIRA, 2003). Porém, há
casos de empresas que após períodos de declínio renascem e voltam a
crescer. Este fenômeno do declínio e recuperação do desempenho
(renascimento) deve ser considerado, portanto, parte do ciclo de vida das
organizações.
Pesquisas lideradas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas – Sebrae, no ano de 2007 trazem informações importantes
sobre os índices de sobrevivência e falência das empresas brasileiras. A
pesquisa indica, por exemplo, que só no sul do país, mais de 58% da
empresas que iniciaram suas atividades no ano de 2000, passaram a não
mais existir em 2007. (SEBRAE, 2007). No estado de São Paulo tais
circunstâncias representaram a perda de 281 mil postos de trabalho e um
prejuízo de R$ 15,6 bilhões em investimentos e faturamento no ano de
2004.
Analisando a série histórica dos indicadores da Tabela 1 conclui-se
que as empresas passam a ter maior dificuldade de sobrevivência
conforme o ciclo de vida avança. Tal constatação pode ser explicada
pela necessidade de capitalização do negócio, na medida em que avança
na consolidação de sua atividade.
Região Status 2005 2004 2003 2002 2001 2000
Ativas 70,1 71,6 72,2 52,5 48,4 46,6
Norte
Extintas 29,9 28,4 27,8 47,5 51,6 53,4
Ativas 81,1 71,0 61,4 53,3 46,6 37,3
Nordeste
Extintas 18,9 29,0 38,6 46,7 53,4 62,7
Ativas 78,4 65,4 62,5 50,6 45,4 46,1
Centro Oeste
Extintas 21,6 34,6 37,5 49,4 54,6 53,9
Ativas 83,9 71,9 60,9 51,1 43,3 39,9
Sudeste
Extintas 16,1 28,1 39,1 48,9 56,7 61,1
Ativas 76,1 63,4 63,7 47,1 39,9 41,1
Sul
Extintas 23,9 36,6 36,3 52,9 60,1 58,9
Tabela 1 - Taxa de sobrevivência e mortalidade por região administrativa do Brasil
Fonte: Pesquisa SEBRAE, 2007
Quinn e Kim, 1983 estudaram o CVO das organizações a partir de
diversos modelos organizacionais e constatam que nos primeiros anos
de vida a empresa volta seu esforço para a atividade comercial,