(de Ed. Física e da Professora Polivalente que aparecia às vezes para
acompanhar a aula do especialista
2
) e a presença da professora próximo a este
local chama a atenção das crianças e do professor. (18) Ele pede à elas para que
fiquem dentro dos limites da quadra. (19)
Uma das meninas de uma dupla que brincava fala em voz um pouco
baixa, mas ouvida pelo pesquisador, que gostaria de jogar bola (futebol). (20)
Ocorrem inúmeras reclamações entre eles pelas conseqüências
incômodas de pontuais atitudes das crianças, que chegam a se importunarem
mutuamente (21) e sempre recorrem ao professor, que por sua vez, chama a
atenção dos causadores das situações. (22)
Um dos meninos não é aceito no jogo dos outros meninos e pede para
brincar com as meninas (23), mas o professor responde-lhe:
- “Não, você sempre briga com as meninas!” (24)
O menino insistindo responde:
- “Eu juro que dessa vez eu não brigo, vai... deixa? (25)
Sem lhe responder naquele momento, o professor ignora a situação e
deixa livre. (26) Percebe mais tarde que ele e outros dois meninos estão lá, no
meio das meninas, mas brincando somente entre eles e logo avisa que está de
olho no que está acontecendo. (27)
Uma das meninas reclama de estar se sentindo mal, e por isso parada
no canto da quadra. A professora diz: “Eu te avisei, agora não venha
reclamar”.(28) A professora diz ter avisado a menina sobre a necessidade de
estar de camiseta branca na aula de Educação Física porque esta estava trajando
uma camiseta rosa. (29) Desta maneira a professora justifica que a reclamação
(18) Identificação com a figura da professora.
(19) Insegurança frente ao possível descontrole
das ações das crianças saindo da quadra.
(20) Vontade de uma criança de participar junto
com os meninos e um possível receio ou
incerteza sobre a aceitação por parte do
professor.
(21) Necessidade de algum tipo de interação
entre as crianças, causando ou não conflitos.
(22) Sentimento de impotência, por parte das
crianças, diante da resolução dos problemas.
(23) O menino queria continuar brincando, mas
como não conseguiu com os meninos, se
encorajou a tentar com as meninas e pede
autorização do professor.
(24) O professor sente insegurança e não dá
autorização, levando em conta o histórico desse
menino.
(25) O menino insiste no pedido por desejar
muito essa participação.
(26) O professor sente que pode confiar.
(27) O professor ameaça na tentativa de inibir
más ações.
(28) Necessidade da professora de não se sentir
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